SANTANA DO CARIRI: ÉXITO COM ABACAXI TEM MUITO A VER COM A EMATERCE

24 de novembro de 2009 - 03:00

O município de Santana do Cariri é onde se encontra plantada a maior área de abacaxi (Pérola) na região caririense, possibilitando a colheita de 13 mil abacaxis por hectare, cuja venda do produto proporcionará uma renda total de 2,6 milhões de reais.

Segundo o extensionista Sérgio Linhares, gerente do escritório local da Ematerce, o controle de pragas e doenças, além da correção do solo,  com calcário, indução floral e e adubação orgânica, fazem parte do manejo, contribuindo para a revitalização da cultura em Santana do Cariri. Adiantou, ainda, que a procura pelo abacaxi, em Santana do Cariri, é enorme, significando dizer que o mercado-consumidor está aquecido nesta época do ano.

Disse mais o gerente local da Ematerce que o abacaxi, aos poucos, vem mudando o perfil econômico e social do município, gerando emprego e renda aos agricultores familiares. No tocante ao preço da fruta, explicou que o preço da unidade, na área de plantio, vai de R$ 1,00 a R$ 1,50, dependendo do tamanho do abacaxi.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA EMATERCE

Os plantadores de abacaxi são unânimes em afirmar que, graças às orientações técnicas e gerenciais da Ematerce, a cultura vem expandindo-se, na região, inclusive algumas delas sendo substituídas, a exemplo da mandioca, pelo abacaxi.  Por útlimo, frisou que 45 agricultores familiares fazem parte do projeto, acompanhado pelos extensionistas da Ematerce e que estão satisfeitos em produzir um fruto de ótima qualidade e bastante procurada pelo mercado-consumidor.

´Vale registrar que o município de Santana do Cariri foi o maior produtor de abacaxi do Estado do Ceará , mas com o aparecimento da doença “fusariose” quase acabou com as áreas plantadas. Isto aconteceu na década de 70, o que causou prejuízos financeiros aos agricultores, obrigando-os a plantar outras culturas. Na atualidade, a situação inverteu-se e Santana do Cariri produz um abacaxi melhor do que o cultivado na Paraíba.

==============================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872