EMATERCE RECEBE ELOGIOS PELO TRABALHO CONTRA AFTOSA

27 de novembro de 2009 - 03:00

Durante as Campanhas de Vacinação contra Aftosa, a Ematerce trabalhou com eficiência e mereceu elogios

 

A Ematerce, uma das parceiras, na Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, trabalhou com eficiência e recebeu elogios do secretário Camilo Santana, da SDA, e do presidente da Adagri, Edilson Castro. Esta deferência deve-se ao fato de o Estado do Ceará bater o recorde de cobertura vacinal contra a febre aftosa, nesta segunda etapa da campanha, encerrada no último dia 31. A informação foi dada, na manhã desta quinta-feira, 26, pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, durante entrevista coletiva à imprensa em seu gabinete.

 O percentual imunizado foi de 88,4 por cento de um rebanho de 2,3 milhões de bovinos e pela primeira vez o período de vacinação não foi prorrogado. Este ano, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) contou com apoio de agentes da Secretaria de Saúde (Sesa), Detran, Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a participação eficiente da Ematerce durante a realização da campanha.

 A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa iniciou-se, em abril de 2009,, quando o índice de cobertura vacinal chegou a 85,8 por cento e 39 municípios ficaram com percentual abaixo de 80 por cento.

 Na segunda etapa, início de outubro último, o índice subiu para 88,4 por cento, o que implica em 2 milhões e 74 mil animais vacinados. Seis municípios conseguiram vacinar a totalidade de seus rebanhos: Chaval, Martinópole, Uruoca. Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha. Já Fortaleza, Caucaia e Itapiúna ficaram com níveis de cobertura vacinal abaixo de 80 por cento.

 O Estado do Ceará espera sair da posição de risco desconhecido com relação à aftosa para a situação de médio risco. Para tanto, aguarda o resultado de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que pode elevar esse status. “Todas as exigências do Ministério estão sendo cumpridas”, frisou Santana, ao afirmar que espera ansiosamente a divulgação da auditoria. “Nesse sentido, realizamos concurso público para admissão de técnicos na Adagri, aumentamos a capilaridade da agência, no interior do Estado, e elevamos consideravelmente o número de emissão de Guia de Transporte Animal (GTA)”, complementou o secretário. Do início da campanha, em abril, até a presente data, o número de GTAs, emitidas, passou de 100 para, aproximadamente, 5000 por mês.

 PÓS-CAMPANHA

 Finalizada a campanha, a intensificação dos trabalhos, agora, volta-se para o que é chamado de “vacinação compulsória”, ou seja, a imunização de animais que ficaram fora da cobertura. Todos os dados referentes à Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa podem ser acessados, por intermédio do Sidagro, ou seja, um banco de dados automatizado com informações atualizadas sobre o processo. Para ter seu rebanho vacinado, disse que o pecuarista inadimplente paga a multa de R$ 12,00 por cabeça e pode emitir a GTA para transporte do animal, desde que também comprove a imunização na campanha anterior. Cada dose da vacina custa o equivalente a R$ 1,20, “um investimento muito pequeno comparado aos prejuízos que um surto da doença possa trazer”, diz Camilo Santana.

 Caso o Ceará tenha sua posição alterada para risco médio, com relação à aftosa, as restrições comerciais, no tocante ao rebanho local devem acabar. A elevação da posição também dá às exposições agropecuárias, no Estado, maior valorização e ainda permite a exportação da qualidade genética de ovinos e caprinos, na qual o Estado é uma referência.

 =======================================================================

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 JORNALISTA JOÃO MAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 FONE: 85.3217.7872