13º PECNORDESTE CONTA COM PARTICIPAÇÃO DA EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

O evento, que será aberto, hoje, às 19 horas, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, promove cursos, palestras e mesas redondas, além da exposição de produtos fabricados por agricultores familiares.

 

Quinze agricultores familiares, assistidos pela Ematerce, estarão presentes na XIII Pecnordeste (Seminário Nordestino de Pecuária), que acontece de 15 a 18 de junho próximo, no Centro de Convenções Edson Queiroz. O evento, patrocinado pela FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae/CE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa), contará com dez auditórios, funcionando, simultaneamente, onde serão ministradas palestras, cursos e mesas redondas no horário das 8 às 18 horas. A entrada será aberta ao público.

Os produtores familiares, que recebem assistência técnica agropecuária e gerencial da Ematerce, terão a oportunidade de expor seus produtos, discutir técnicas de comercialização, produção, preços e mercado. No estande montado pelo Governo do Estado do Ceará, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e vinculadas, estarão presentes agricultores, envolvidos na fabricação de vários produtos, como: doces, licores e cachaça, mel, castanhas, queijos, frutas tropicais e  peças artesanais de couro, madeira, ferro, bronze, palha, bordados e rendas etc.

A Ematerce marca presença, com a participação de membros na Comissão Técnico-Científica da XIII Pecnordeste, a exemplo do Engenheiro Agrônomo Roberto Luz e os Médicos Veterinários Pedro Alberto Carneiro Mendes, Crisanto Alves Araújo e Ludmilla Beliche, que também presidirão mesas temáticas sobre Limitações na Produtividade de Mel no Semi-árido Nordestino; Melhoramento Genético na Caprinocultura e A Agroindústria e a Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura.

 

OPINIÃO DO PRESIDENTE DA EMATERCE

Para o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, trata-se de um evento de grande projeção para a Pecuária Nordestina, por sua organização, palestrantes, conteúdo das palestras, dos cursos a serem ministrados, e expositores, inclusive agricultores assistidos pela Ematerce, e as tecnologias apresentadas no decorrer do Pecnordeste.

Informou, ainda, que a Ematerce sente-se prestigiada em marcar presença, a exemplo de anos anteriores, num evento que amplia os conhecimentos de técnicos e agricultores, assistidos pela Extensão Rural do Ceará, no setor pecuário, englobando a bovinocultura, a ovinocaprinocultura, turismo rural, suinocultura, estrutiocultura, e outros assuntos de suma importância para extensionistas e agricultores.

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

Os agricultores familiares, convidados pela Ematerce para participarem da XIII Pecnordeste, são: Doces Padre Cícero, de Paracuru; Cajuart, de Barreira; Flor Serrana, de Pacoti; Banana Seca, de Pacatuba; Volps Licores Caseiros, de Pedra Branca; Cachaça Rapariga, de Viçosa do Ceará; Colméia e Cia, de Maracanaú; Engenho Casa Grande, de Pindoretama; Casa de Queijos Mateus, de Jaguaribe; Doces Monte Rey, de Guaramiranga; Francy’s Doces, de Aquiraz; Artcrom Artesanatos, de Nova Russas, Tapiocaria Recanto do Sertão, de Euzébio; Produtos Orgânicos Jóia, de Guaramiranga e, Manhas e Castanhas, de Fortaleza.

========================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO – joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872