1ª EXPOLESTE REÚNE AGROPECUARISTAS DA REGIÃO A PARTIR DE AMANHÃ

Sessenta mil participantes. Este é o número estimado de pessoas que devem visitar a Expoleste – 1ª Exposição Agropecuária da Região Leste, evento que acontece a partir de amanhã, 12, e prossegue até o próximo dia 15, domingo, no Parque Bernardo Simões, em Cascavel. A exposição é uma promoção da prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Pesca, e conta com o apoio do Governo do Estado e Ematerce, dentre outros. Exposição e Feira de Animais, Feira da Agricultura Familiar, Simpósio de Aquicultura e Pesca, Festival Gastronômico e outras atrações prometem agitar os quatro dias da Expoleste, que acontece simultaneamente à Vaquejada de Cascavel, com início no dia 13.

Além de Cascavel, outros oito municípios compõem a região leste ou Rota do Sol Nascente, como é também conhecida. São eles: Aracati, Aquiraz, Beberibe, Chorozinho, Fortim, Horizonte, Icapuí e Pindoretama. Além de se destacar na produção agrícola, pecuária, piscicultura, aquicultura e apicultura, a região tem ainda uma vocação natural para o turismo durante todo o ano, seja por visitantes locais, de outras partes do país e também do exterior.

À Feira da Agricultura Familiar devem comparecer pequenos agricultores que trabalham com a produção de mel de abelha, doces, geléias, compotas, castanhas, tapiocas, beijus e aguardentes, além de artesanato da melhor qualidade. Os agricultores que exporão e comercializarão suas mercadorias durante o evento são assistidos pela Ematerce.

PROGRAMAÇÃO

A 1a. Expoleste será oficialmente inaugurada às 19 horas, no Parque Bernardo Simões, com a chegada da I Cavalgada Expoleste e exposição de animais. Em seguida, haverá o descerramento da placa comemorativa do evento e hasteamento de bandeiras.

No dia 13, sexta-feira, as atividades começam logo cedo, às 06:30 horas com a 1ª ordenha do Torneio Leiteiro. Às oito e 14 horas acontecem o Julgamento de Animais. A segunda ordenha do Torneio Leiteiro será às 18:30 horas, seguida de forró pé de serra e shows com bandas de forró.

No sábado, mais duas etapas da ordenha do Torneio Leiteiro serão realizadas, às 06:30 e 18:30 horas. Também no dia 14, mais dois Julgamentos de Animais, pela manhã e à tarde. Forró pé de serra e shows estão reservados para o período da noite. O concurso da Garota Expoleste deve agitar ainda mais a noite de sábado.

As comemorações de encerramento da Expoleste terão início às 16 horas do domingo, 15, com entrega de prêmios e desfiles dos animais premiados. Os shows começam a partir das 17 horas e às 20 horas os animais começam a ser liberados dos pavilhões. Para animação dos visitantes, os shows artísticos contarão com a presença das bandas Forró Real, Lagosta Bronzeada, Adoro – Taty Girl, Lappada, Jono e Rekebra.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br