49ª Expocrato: maior evento agropecuário do CE começa dia 11

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A cidadedo Crato sedia, de 11 a 18 de julho próximos, a maior exposiçãoagropecuária do Nordeste brasileiro e uma das maiores do ramo emtodo o país. Trata-se da 49ª Expocrato. Um público deaproximadamente 500 mil pessoas deve visitar a feira, segundoestimativa dos organizadores, movimentando cerca de R$ 55 milhões.Quase 7 mil animais dentre bovinos, caprinos, suínos e equinos serãoexpostos e comercializados.

A Ematercedá destaque a produtos procedentes da agricultura familiar, comofrutas e hortaliças, flores, artesanato, mel, queijos e derivados damandioca dentre outros. Em seu escritório-estande, montado no Parquede Exposições Pedro Felício, local do evento, e no escritóriomóvel, a Ematerce expõe mercadorias da agropecuária e prestainformações acerca de assistência técnica e extensão rural.Técnicos da empresa se revezarão durante os dias de realização daExpocrato.

Umamini-fazenda com espaço para todas as atividades desenvolvidas numaunidade real promete atrair a atenção de curiosos e visitantes. Nãoforam esquecidas a tradicional Casa de Farinha, nem tampouco aréplica de uma bodega, típico estabelecimento comercial de cidadesinterioranas. “Tudo isso com o cuidado de retratar a realidadedesses locais”, frisa Adonias Sobreira, gerente regional daEmaterce no Cariri.

Sobreirafaz questão de destacar a parceria de todos os envolvidos namontagem da feira. Segundo ele, os gerentes regionais da empresa, noCariri-Leste e Cariri-Oeste, foram peças fundamentais para que tudosaísse como planejado, “sem a participação de todos, nãoteríamos essa grandiosidade”, conta.

Programação

Emparceria com algumas instituições, a Ematerce desenvolverádiversas atividades durante a 49ª Expocrato. Com técnicos daEmbrapa de Campina Grande, será lançada na terça-feira, 13, a NovaCultivar de Amendoim Branco para produção de óleo. Nos dias 12, 13e 14, desta vez em conjunto com membros da Embrapa de Fortaleza, aEmaterce realizará Curso Sobre Processamento de Frutas Tropicaispara 15 extensionistas do seu quadro funcional. Nos três diassubsequentes uma oficina sobre o mesmo tema será oferecida para 45agricultores familiares.

Cento evinte pequenos produtores assinarão, no dia 14, contratos deliberação de financiamento oriundos do Agroamigo e Pronaf, comgerentes do BNB das agências do Crato e de Juazeiro do Norte. Osrecursos liberados na ocasião são da ordem de aproximadamente R$276 mil. No dia 15, cerca de 200 pessoas devem prestigiar o Dia deCampo sobre Cultivo Protegido de Hortaliças Orgânicas, emCaririaçu.

A partecultural não foi esquecida. Dia 15, a partir das 18 horas, aEmaterce realizará, na mini-fazenda, uma novena religiosa com aparticipação de um celebrante e espera reunir 130 pessoas.Municípios como Farias Brito, Caririaçu e Santana do Caririparticipam de retretas musicais com o envio de bandas. As retretasacontecem de 15 a 17 de julho, sempre às 17h30.

Arealização da Expocrato conta com apoio do Governo do Estado,através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) evinculadas, e de organizações ligadas ao agronegócio. “Trata-sedo maior evento da agropecuária cearense. Nós, que fazemos aEmaterce, esperamos consolidar cada vez mais as ações deassistência técnica e extensão rural no Cariri. Buscamos,inclusive, demonstrar as viabilidades técnica, econômica, social eambiental das mais diversas atividades da agropecuária e doartesanato, produzidos por agricultores da base familiar”, concluiAdonias Sobreira.

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br