6 DE DEZEMBRO: DATA DE CRIAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

6DE DEZEMBRO: DATA DE CRIAÇÃO DA EXTENSÃO RURALNO BRASIL

Comemora-se,amanhã, 6 de dezembro, o Dia Nacional da Extensão Rurale o Dia do extensionista Rural. Este serviço gratuito aosagricultores de base familiar foi criado, no dia 6 de dezembro de1948, no Estado de Minas Gerais, com a denominação deAssociação de Crédito e Assistência Rural(Acar), hoje Emater-Minas Gerais.

NoCeará, a data será festejada, em fevereiro próximo,quando este serviço público foi criado, precisamente,no dia 16 de fevereiro de 1954, com a denominação deAssociação de Assistência e Crédito Rural(Acar). Em 2009, a Extensão Rural do Ceará completará55 anos de atuação ininterrupta, prestando assistênciatécnica aos agricultores familiares, atualmente presente em181 municípios dos 184 existentes no Estado.

Pararelembrar a magna data, a Associação Brasileira dasEntidades Estaduais de Assistência Técnica e ExtensãoRural (Asbraer), está promovendo, desde o dia 28 de novembro,a 2ª Semana Nacional da Extensão Rural. A Cerimôniaaconteceu, às 16h30, no Estande Institucional, durante a VFeira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, realizadapelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), naMarina da Glória, no Rio de Janeiro.

Destaque-seque o presidente da Ematerce, Engº Agrº José MariaPimenta, é um dos homenageados pela Emater-Minas, haja vistater trabalhado, na extensão rural de Minas Gerais, durante 20anos consecutivos. A homenagem prende-se ao fato de ter contribuído,como extensionista, para o bem-estar das famílias rurais epara o desenvolvimento rural dos municípios mineiros nos quaistrabalhou.

PROGRAMAÇÃO

De1º a 6 de dezembro, Belo Horizonte recebe os presidentes detodas as Emateres do Brasil e os membros da Academia Brasileira deExtensão Rural (ABER). Na ocasião, além departicipar das atividades, realizadas pela Emater-MG, a Asbraerrealizará sua assembléia geral e a ABER fará umareunião. Ressalte-se ser esta semana um marco para a extensãorural, em todo o país, visto a satisfação e omomento oportuno de comemorar as vitórias e caminhar, paravencer mais desafios.

Segundoo presidente da Asbraer, José Silva Soares, a extensãoRural, no país, tem tido ótimos resultados. Hoje, emtodo o país, são 16,6 mil extensionistas rurais,atuando em entidades estaduais de assistência técnica eextensão rural, em 4.596 municípios. Esta forçade trabalho, explica o presidente da Asbraer e da Emater-MG, JoséSilva, possibilita a criação e implementaçãode políticas públicas, para o desenvolvimento ruralsustentável, em todo o Brasil, uma das condiçõespara a diminuição das desigualdades sociais, aumento daoferta de emprego e promoção da segurançaalimentar em nosso país.

Câmarados Deputados aprova criação do Dia Nacional doExtensionista Rural

AExtensão Rural tem mais um motivo para comemorar: a Comissãode Constituição e Justiça e de Cidadania daCâmara Federal aprovou, no dia 5 de novembro último, porunanimidade, o Projeto de Lei 2.191/07, do deputado federal NárcioRodrigues, que institui o Dia Nacional do Extensionista Rural, a sercomemorado anualmente em 6 de dezembro. Nesta data, em 1948, foicriada a primeira instituição de extensão ruralno Brasil, a Associação de Crédito e AssistênciaRural (Acar), hoje Emater-MG.

Aproposta recebeu parecer favorável do relator, deputadoBonifácio de Andrada (PSDB-MG), e será encaminhadaagora para análise do Senado Federal, pois tramitou em caráterconclusivo na Câmara. O autor do Projeto de Lei, deputadoNárcio Rodrigues, disse que a comemoração temcomo objetivo valorizar a extensão rural, acrescentando que oextensionista rural contribui para melhorar as condiçõesde vida do campo e diminuir as desigualdades sociais.

Aocomentar a aprovação na Câmara Federal do projetoque institui o Dia Nacional do Extensionista Rural, o presidente daAsbraer exaltou a iniciativa do deputado Nárcio Rodrigues edisse: “Agradecemos muito esse apreço e reconhecimentosocial que a proposta do deputado Nárcio Rodrigues demonstraaos extensionistas rurais do Brasil um reconhecimento que fortalecenossos compromissos cada vez maiores de fazer da extensãorural um instrumento para a construção de um mundomelhor, de mais justiça social e oportunidades para todos,sobretudo para as famílias rurais.

====================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria