6 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SERVIÇO DE EXTENSÃO RURAL

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 

 Nestedomingo, mais de 16 mil extensionistas rurais, de 27 Estados doBrasil, com orgulho, lembram o dia 6 de dezembro, que se tornou adata nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de AssistênciaTécnica e Extensão Rural do Brasil e, consequentemente, o DiaNacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projetode Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). Aefeméride faz retroceder-se à segunda metade da década de 40,quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1948, no Estado de MinasGerais, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aosprodutores rurais.

Adata representa um marco para os serviços de assistência técnica eextensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, ou seja,há 61 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com adenominação de Associação de Crédito e Assistência Rural(ACAR-MG). Com o passar dos anos, a Extensão Rural brasileiraconsolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário daeconomia, por contribuir para o aumento da produção, daprodutividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar dasações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem docampo e para a preservação do meio ambiente.

 

Segundoo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, que trabalhou,durante 20 anos, na Extensão Rural de Minas Gerais, o Dia daExtensão Rural, em nosso país, é um momento ímpar, que nãodeve ser, apenas, de lembrança e de elogios aos que se dedicaram eainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim -uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Extensão Ruralfez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefíciodas famílias rurais.

 

Declarou,ainda, que deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e tervontade de superar desafios, no dia-a-dia, buscando meios, maisadequados, de os produtores rurais e famílias, numa troca desaberes, produzirem mais, com melhor qualidade, sustentabilidade esem degradar o meio ambiente. “Essa, sim, deve ser a principalpreocupação dos extensionistas, no transcurso do seu dia,respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipal,órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora oDia Nacional da Extensão Rural”, enfatizou o dirigente daEmaterce.

 

EXTENSÃORURAL

 

NoBrasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e ExtensãoRural está presente em mais de 4.500 escritórios, dentre regionaise municipais, com uma força de trabalho de mais de 16 milextensionistas. No Ceará, a Ematerce possui uma força de trabalho,constituída por, aproximadamente, 1.327 servidores, incluindoagentes rurais/bolsistas, contratados pelo Estado/FUNCAP.

 

Associação Brasileira dasEntidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural(ASBRAER), entidade que congrega as 27 Emater´s do país, celebradesde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalhodesenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensãorural desempenhados atualmente por um quadro técnico de 16.600profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais epostos avançados.

 

 Como educadores não-formais, osextensionistas utilizam técnicas e metodologias, que auxiliam oprodutor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectosambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimentoacadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho doagricultor, a Extensão rural visa à qualidade da produção,geração de emprego e renda e a melhoraria da qualidade de vida nocampo.

 61 ANOS DE ATER

 Para o presidente da Asbraer, JoséSilva Soares, presidente também da Emater-Minas Gerais, a Extensãorural, que quase foi extinta, no ano de 1990, durante uma criseinstalada devido às diretrizes do governo federal da época, hojetem muitos motivos para comemorar. “A principal comemoração éesse início da reconstrução da extensão.

A sociedade, a cada dia,tem reconhecido o papel do Extensionista, como agente dodesenvolvimento, que garante a produção de alimentos e quecontribui de forma decisiva para a transformação do Brasil, em umpaís mais justo e mais igualitário”, afirma Soares.

 Disse mais o dirigente da Asbraerque uma das grandes conquistas foi a instalação da FrenteParlamentar Mista pela Extensão Rural (FENATER), durante o SeminárioExtensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais, promovido naCâmara Federal em Brasília. A FENATER, composta por 268 deputados e25 senadores, foi instituída com o objetivo de realizar amobilização política, para defesa e acompanhamento dos processoslegislativos e de atividades do Congresso Nacional, relacionados coma assistência técnica e extensão rural. Também foca oaprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários efinanceiros para as atividades de ATER, contribuindo para o plenofuncionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e ExtensãoRural (SIBRATER).

 Ressaltou o dirigente da Asbraer eda Emater-Minas Gerais que, mesmo com todo o avanço alcançado,ainda há um longo caminho a ser trilhado. E, graças ao empenhodiário dos extensionistas que trabalham arduamente para atransformação do futuro do país, pode-se dizer que a Extensão,hoje, vive um novo ciclo de desenvolvimento.

 FORTALECIMENTO DAEMATERCE

Capacitar servidores,agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação edotar a Ematerce de equipamentos modernos são prioridades da atualdiretoria-executiva da empresa no exercício de 2009.

 

Segundo o presidente daEmaterce, Engº Agrº José Maria Pimenta, o órgão oficial deassistência técnica e extensão rural do Ceará vem recebendo apoioirrestrito do governador Cid Ferreira Gomes, para que continue a seruma empresa pública, funcionando, de forma eficiente e com eficácia,voltada para melhorar as condições de vida das famílias rurais,sobretudo dos agricultores de base familiar, responsável pelaprodução de mais de 70% de gêneros alimentícios.

 APOIO GOVERNAMENTAL

 O presidente daEmaterce, sensibilizado e agradecido, com o apoio governamental, naspessoas do governador Cid Gomes e do secretário Camilo Santana, daSecretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), informou quea empresa, como braço direito do Governo, no campo, tem suaresponsabilidade aumentada e está preparada para assistir, em tempohábil e eficientemente, um público, composto por mais de 120 milagricultores, cuja orientação técnica e gerencial, recebida, éproduzir alimentos de qualidade, porém com a preservação dosrecursos naturais.

 A preocupação -acrescentou – do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Ruraldo Ceará (Ematerce) diz respeito, também, ao desenvolvimentosustentável da Agricultura Familiar, buscando a geração de maisemprego e renda, para os agricultores assistidos, e,consequentemente, a melhoria das condições de vida e de seusfamiliares.

=========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872