6ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular movimenta Crateús

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A Ematerceapóia a 6ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular eSolidária dos Inhamuns, que acontece em Crateús, nos dias 3 e 4 dejunho. O evento é uma oportunidade para que pequenos produtores daregião possam expor e comercializar suas mercadorias. Além disso,oficinas temáticas, tenda cultural, trocas de experiências, cozinhasertaneja e articulação da Economia Solidária fazem parte daprogramação.

A 6ªedição da feira acontece na Praça da Matriz, em Crateús, reunindo153 inscritos (agricultores familiares e capacitandos), procedentesde 19 municípios dos Inhamuns. Esta edição traz como inovação adivisão em três setores: artesanato, comidas típicas e produtosagrícolas. Os organizadores vêem, na realização do evento, umaforma de despertar nos agricultores uma consciência para aimportância de acontecimentos desta natureza, eliminando a figura doatravessador. Um público de cinco mil pessoas deve visitar a feira.

Ao mesmotempo que expõe e comercializa suas mercadorias, o agricultorfamiliar terá a opção de também participar de cursos de formaçãoe capacitação. Temas como “Agricultura Familiar e Agroecologia”,“Crédito Para a Agricultura Familiar” e “Cultura eIndustrialização de Produtos”, nomeiam as oficinas temáticas jáno primeiro dia.

Espaçoespecial foi dedicado aos jovens, que participam do evento,integrando grupos como o Consórcio Social de Juventude, de Ipueirase Tauá; a Escola Agrícola de Independência e o Pronaf Jovem deTauá. A animação fica por conta de sanfoneiros, forróspés-de-serra, grupos indígenas e danças folclóricas.

Além doGoverno do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) e Ematerce, também apóiam a feira, a Fetraece, BNB, Sebrae,Cáritas Diocesana, IDT, Prefeitura e Sindicatos dos TrabalhadoresRurais de Crateús, Projeto Dom Hélder Câmara e InhamunsAssessoria.

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br