Acaraú: Sucesso o 1º Seminário de Mandiocultura, realizado pela Ematerce

A Ematerce, escritório de Acaraú, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará(SDA) e demais parceiros da região, promoveu, no dia 14 de novembro de 2008, no auditório da Celpa, o 1º.Seminário de Mandiocultura, Comercialização e Cooperativismo da Agricultura Familiar no Baixo Acaraú. Do evento, participaram organizações públicas e privadas, do setor agropecuário da região, envolvidos com a cadeia produtiva da mandioca, além de extensionistas e interessados na exploração dessa cultura.
Participaram do Seminário, 110 produtores rurais,presidentes e representantes de Sindicatos Rurais,Federações e Associações Rurais dos municipios de Acarau,Morrinho,Marco,Bela Cruz,Cruz,Itarema e Gijoca de Gericoacoara,além de técnicos e agentes rurais da Região do Baixo Acarau .A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade do Gerente Regional da EMATERCE do Baixo Acarau,Engenheiro Agrônomo Fernando Monteiro.
Da abertura dos trabalhos participaram, Marcilio de Melo,representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário,Jose Ossian Dias ,Secretario de Agricultura de Mucambo,Danilo Carneiro,representante da Secretaria de Agricultura de Bela Cruz,Cleiton Freitas,regional da FETRAECE em Sobral,Francisco Tertuliano,representado os presidentes das associações de produtores rurais e o presidente do Sindicato Rural de Acarau,José Jaime, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO DO 1º. SEMINÁRIO DE MANDIOCULTURA –
“COMERCIALIZAÇÃO E COOPERATIVISMO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BAIXO ACARAÚ”

HORÁRIO
RESPONSÁVEL

08:00 – 09:00
Credenciamento e lanche.
Equipe de Recepção

09:00 – 09:30

09:30 – 10:10
Palestra: Rede Temática de Apoio à Comercialização de Produtos e Serviços/Cooperativas da Agricultura Familiar.
Engenheiro Agro. Francisco Ademarzinho Ponte de Holanda e Engenheiro Agro. José Airton Lacerda da Cruz

10:10 – 10:30

10:30 – 11:10
Palestra: MANDIOCA – Características, Manejo e Recomendações Técnicas.
Engenheiro Agro. Antônio Raimundo dos Santos e Engenheiro Agro. José Stênio Silva

11:10 – 11:30

11:30 – 12:10
Palestra: Programa de Recuperação e Fortalecimento da Mandiocultura no Estado do Ceará – Produção, Agroindústria e Comercialização.
Engenheiro Agro. Francisco Marcílio de Melo

12:10 – 12:30

12:30 – 13:30
Almoço.

13:30 – 14:10
Palestra: Crédito Rural – Projetos de Financiamento e Custeio da Mandioca – Produção e Comercialização.
Reginaldo Bezerra Fonseca – Gerente do B. do Brasil – Agência Bela Cruz
José Amilton Odorico – Agente de Desenvolvimento Agência Itapipoca.

14:10 – 14:30

14:30 – 15:10
Experiências da Agência de Comercialização do Território da Cidadania de Itapipoca.
Renato Araújo Bezerra
Gerente da Agência de Comercialização.

15:10 – 15:30

15:30 – 16:10
Palestra: Cadeia Produtiva da Mandioca no Baixo Acaraú – Realidade Atual e Cenários Futuros.
Engenheiro Agro. Fernando M. de Paula e Técnico Agropecuário Sérgio Henrique F. de Lima.

16:10 – 16:30

16:30 – 17:00
Encerramento e Entrega de Certificados.