AFTOSA: EMATERCE MUITO CONTRIBUIU PARA PASSAGEM A RISCO MÉDIO

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

A classificação sanitária da Febre Aftosa no Ceará passou de “áreade risco desconhecido”, para “área de risco médio”. A notícia históricafoi dada nesta segunda-feira (21) pelo governador Cid Gomes durante olançamento do programa Hora de Plantar em Juazeiro do Norte, na Regiãodo Cariri, que foi comunicado por telefone pelo próprio  ministro daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes.

“O que possibilitou o Ceará a sair do risco desconhecido foi umconjunto de fatores como a vacinação por três anos seguidos, diálogopermanente com o Ministério e o concurso para novos agentes. O Cearápoderá comercializar carne e, sobretudo, produtos laticínios que é umadas grandes potencialidades do Estado”, disse o Governador.

A Instrução Normativa coma  nova classificação será publicada noDiário Oficial da União (DOU)  de terça-feira (22). A conquista chegadepois de esforço intensivo nas campanhas de vacinação que, em outubro,durante a segunda etapa, atingiu o recorde de 88,4% de imunização dorebanho. Na primeira etapa desse ano, que aconteceu no mês de abril, oíndice foi de 85,8%. Outro número ultrapassado foi a quantidade deanimais vacinados: 2,074 milhões de bovinos, das 2,3 milhões de cabeçascadastradas no Estado.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, CamiloSantana, a notícia já era esperada já que, nas últimas campanhas devacinação contra a febre aftosa, o Ceará vinha conseguindo índicessuperiores a 80%. “A expectativa era muito grande, porque estávamostodos muito empenhados nessa missão. Agora caem as barreira paracomercialização entre outros estados, podemos ter melhoresinvestimentos no setor e, em 2010, queremos ter o Ceará no status“livre de aftosa com vacinação”, destacou o secretário.

A mudança foi autorizada após avaliações técnicas e auditoriasrealizadas pelo Mapa que constataram melhorias na qualidade e nacapacidade técnica-operacional dos serviços veterinários no Ceará,relacionados à execução do Programa Nacional de Erradicação de FebreAftosa (PNEFA).

Entre as ações empreendidas para tirar o Ceará do Risco Desconhecidoestá o trabalho conjunto entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário,Adagri e Ematerce, que intensificaram as campanhas de vacinação,realizaram concurso público para a Agência contratando 76 novosprofissionais, além de terem concluído o cadastro agropecuárioinformatizado (Sidagro).

Em 2009, seis municípios vacinaram 100% dos seus rebanhos: Chaval,Martinópole, Uruoca, Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha, e oprograma contou com o apoio de agentes de saúde da Secretaria de Saúdedo Estado (Sesa), do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), doComando de Policiamento Rodoviário (CPRv), da Secretaria da Fazenda eda Polícia Rodoviária Federal.

Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa) para mudar a classificação de risco em relação àfebre aftosa é que o Estado conheça seu público e mantenha o cadastroatualizado. “Hoje sabemos qual o tamanho do rebanho e quantos animaisforam vacinados no Estado. Esse é um grande presente de Natal paratodos nós”, disse Camilo.

Hora de Plantar

O  projeto Hora de Plantar, lançado nesta segunda-feira (21), emJuazeiro do Norte,  prevê distribuição de 4.140 toneladas de sementesdas culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim,girassol e amendoim, para 136.674 agricultores de base familiar em todoo Estado. O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, esteve presente na abertura do  lançamento do Projeto Hora de Plantar em Juazeiro do Norte-CE.

Para dar início ao plantio da safra 2010, o Governo doCeará entregará, também, 30 mil metros cúbicos de mandioca; 1.500toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar; 715 mil mudas decajueiro anão precoce e 5 milhões raquetes de palma forrageira.

Deacordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, oinvestimento total de R$ 17.087.650,00 em sementes e mudas, de elevadopotencial genético, fortalece agricultura familiar, aumentandoprodutividade e renda dos trabalhadores. “Esse ano, para facilitar aentrega aos trabalhadores no Cariri, as sementes foram estocadas emdois pontos distintos: em Brejo Santo, leste da região, e Campos Sales,a oeste. Começamos pelo Sul do Ceará onde, tradicionalmente, as chuvascomeçam mais cedo, por isso, é preciso plantar antes”.

Enquantoos 30.310 agricultores beneficiados no Cariri estiverem recebendo as918 toneladas de sementes; 64 mil mudas de cajueiro; 700 toneladas decana-de-açúcar; 5.150 metros cúbicos de mandioca; 470 mil raquetes depalma forrageira, com investimento total de R$ 3.393 milhões, estarãosendo orientados, paralelamente, com o Programa de Práticas Agrícolasde Convivência com o Semiárido. “A ideia é que os trabalhadores façammelhor uso do solo através da Captação In Situ, Plantio Direto,Escarificação de Solo e outros. Para isso, eles têm disponível recursosdo crédito rural, sementes de alta qualidade e apoio do ProgramaAquisição de alimentos (PAA). A cadeia está fechada para que todostenham uma boa safra. No mais é aguardar para que o inverno sejaregular”, disse Camilo Santana.

====================================================================

Assessoria de Imprensa da SDA

Jully Jeane (jullyjeanne@hotmail.com / 85 3101.6518)

 
 

Agenda – Dezembro 2009

Dezembro
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31