Aftosa: lançada campanha para 2010

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;}@font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-language:EN-US;}a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-priority:99; color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;}a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

O secretário em exercício do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, lançou esta manhã, no Sítio Joaquinzinho, em Cascavel, a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2010 que tem início no próximo dia 1º, com duração de 30 dias. A intenção é atingir um índice de imunização de cem por cento e posicionar o Estado entre aqueles que gozam do status de livre da aftosa com vacinação. No Nordeste, apenas a Bahia e Sergipe se encontram nesta classificação. Atualmente, o Ceará está na posição de risco médio em relação à doença.

Na oportunidade, Amorim, que representou o governador Cid Gomes, esteve acompanhado dos presidentes da Ematerce e Adagri, Itamar Teixeira e Edilson de Castro, respectivamente; do prefeito de Cascavel, Décio Munhoz; do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Otavio, além do proprietário do Sítio Joaquinzinho, Dílson Araujo. Ele enfatizou a necessidade de conscientizar os criadores quanto à importância da vacina e pediu uma atuação persistente dos agentes responsáveis pela imunização nas áreas consideradas de risco.

A febre aftosa é uma doença infecto-contagiosa que atinge o boi, causada por um vírus de rápida multiplicação. Basta uma rés contaminada para que todo o rebanho seja atingido. Os principais sintomas do contágio são febre alta; boca, cascos e tetas com feridas; saliva abundante; falta de apetite e dificuldade nos movimentos, além de pêlos arrepiados. A doença evolui para um quadro de fraqueza, queda de peso e, consequentemente, baixa produção de leite e carne, implicando diretamente em prejuízos para o criador.

A 1ª. Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa vai de 1º  a 30 de maio. Em novembro, haverá um segundo momento da campanha, quando serão avaliados os resultados obtidos na primeira cobertura vacinal. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) orienta para que todos os criadores de bovinos e bubalinos imunizem seu rebanho. Ao comprar reses, o certificado de vacinação deve ser exigido do vendedor, e o gado só poderá ser transportado com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Várzea Alegre

Em nível municipal, Várzea Alegre, na região Sul do Ceará, com apoio do escritório local da Ematerce, também fez o lançamento da campanha para 2010. A iniciativa contou com a parceria da Adagri, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Produtores de Leite de Várzea Alegre (Aprovale).

O evento, que aconteceu no Sítio Caraíbas, teve o objetivo de sensibilizar e mobilizar os criadores para vacinação do rebanho e impactos na produção e comercialização de leite e carne. Adonias Sobreira, gerente regional da Ematerce, disse aos cerca de 120 presentes ao lançamento, do empenho em perseguir o percentual mínimo de vacinação estabelecido pelo Mapa, hoje, de 90 por cento.

==============================================================================
 Assessoria de Comunicação e Ouvidoria