AGRICULTURA FAMILIAR X POLÍTICA DE PREÇOS MÍNIMOS

30 de novembro de 2009 - 03:00

Aí aconteceu oque ninguém esperava. A depressão fulminante dos preçosdas comodites agrícolas, principalmente milho, trigo, algodãoe neste embalo arrastou o feijão, leite, produtos quase queexclusivos da agricultura familiar.

 

Diantedesta realidade urge com mais rapidez ainda o fortalecimento destapolítica de preços mínimos, que andou meioadormecida nestes últimos seis anos, pelos motivos jáexpostos. Para que se possa proteger a agricultura familiarprincipalmente a do Nordeste que é mais frágil emtermos de organizações associativistas como ossindicatos e cooperativas, etc., é necessário querecursos sejam assegurados através de medidas provisóriaspara que uma vez necessitando o agricultor familiar, os agentesfinanceiros disponham destas linhas de crédito.

 

Estasações preventivas são muito importantes,principalmente para que não presenciemos protestos comoderrama de leite patrocinada por preços abaixo dos custos deprodução. Tomadas estas providências a últimaserá fazer com que os bancos realmente facilitem esta políticados preços mínimos liberando os recursos em vez deficarem chocando este dinheiro nos cofres destas instituiçõesque é o que eles gostam de fazer.

 

Adotadasestas medidas elas serão complementares da tambémimportante política dos estoques reguladores, armaimprescindível para o governo regular os preços nosperíodos de baixos estoques do mercado internacional.

 

 

 

JOSÉMARIA PIMENTA LIMA

 

Presidenteda EMATERCE