AGROPACTO: EMATERCE PRESTIGIA LANÇAMENTO DO 6º CAJU NORDESTE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 AEmaterce, por intermédio do assessor de comunicação e ouvidor,jornalista Antonio José de Oliveira, representou, na reuniãodo Agropacto, dia 3 de novembro, no auditório da Superintendênciado Banco do Brasil, em Fortaleza-CE, o presidente da empresa, EngºAgrº José Maria Pimenta, por este encontrar-se na comitiva doGoverno Itinerante nas cidades de Campos Sales e Icó. PelaSecretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, o Engº AgrºItamar Lemos Marques, coordenador de agricultura, representante dosecretário Camilo Santana.

Aabertura do evento, cujo destaque foi o lançamento do 6º CajuNordeste, foi feita pelo coordenador Paulo Remígio, da Faec, quejustificou a ausência do presidente Torres de Melo, e do dovice-presidente Flávio Saboya, ambos em viagem. Composta a mesa,passou a palavra ao palestrante, Francisco Araripe, coordenador geraldo 6º Caju Nordeste e presidente do Instituto Caju Nordeste, queiniciou falando sobre a origem do evento, a partir do DRS do Caju – programa do Banco do Brasil -em parceria com o BB, Prefeitura de Cascavel, Ematerce Cascavel eCLCA Eventos, mediantes princípios de ser um evento temático,exclusivo para o setor da cajucultura, e participação gratuita.

 Reportando-seàs edições anteriores, explicou que foram, em dezembro de 2004(Cascavel); em dezembro de 2005 (Guanacés); em outubro de2006(novamente em Guanacés); em outubro de 2007(Aracati); emnovembro de 2008(Beberibe); e, em 2009, o 6º Caju Nordeste, de 18 a21 de novembro em Beberibe/Ceará. A promoção é do Instituto CajuNordeste, Idesco, Prefeitura de Beberibe e Prática Eventos, além daparceria com instituições, como: o Banco do Brasil, Sebrae, Faec eEmbrapa; patrocínio da Adece, Banco do Nordeste e Ministério doTurismo. O tema do 6º Caju Nordeste é a “ Cajucultura: ArranjosProdutivos Locais e Desenvolvimento Territoriais”.

 ABERTURA

 Asolenidade de abertura será, no dia 18 próximo, às 19 horas, nopavilhão da Feira do Caju, precedido do show de abertura. Nos dias19 e 20, será a vez dos painéis temáticos, a partir das 9 horas damanhã, com foco no desenvolvimento territorial e na cultura docajueiro; revitalização da Cajucultura, além de minicursos eoficinas técnicas, tais como: boas práticas na fabricação decajuína, aspectos mercadológicos; utilização do caju em raçãoanimal; utilização do caju e da castanha na produção dealimentos, fabricação de doces e geléias de caju.

 Fazemparte da programação mesas-redondas, versando a respeito doPrograma de Aquisição de Alimentos da agricultura Familiar,zoneamento das áreas propícias ao plantio de cajueiro, produção,industrialização e comercialização de castanha de caju – agendaprodutiva de produtores e industriais – e as dez bandeiras doagronegócio do caju: marco de referência, desafios e diretrizes. Haverá, ainda, demonstrações de máquinas e equipamentos deprocessamento da castanha do caju, do pedúnculo do caju, da limpezae classificação das castanhas do caju e embalagens de produtosalimentícios.

 Comoeventos paralelos, a presença de caravanas de produtores rurais,fóruns e encontros, tais como: Fórum de gestores de agências doBNB; Encontro de empreendedores rurais – Senar/CE e Sebrae/Ceará;Encontro de agroindustriais de beneficiamento da castanha do caju, ea feira do caju, um pavilhão, com 54 estandes, com a presençainstitucional dos parceiros do evento e Exposição, demonstração ecomercialização de máquinas e equipamentos para beneficiamento dacastanha e do pedúnculo do caju, máquinas e implementos agrícolas etc.

 Nodecorrer do Caju Nordeste, haverá financiamento de atividadesprodutivas da cajucultura, através de uma agência Itinerante doBanco do Nordeste e Casos de sucesso do CrediAmigo; FestivalGastronômico e restaurantes com culinária do caju. O 6º CajuNordeste tem na coordenação geral: Francisco Araripe Costa, do Instituto Caju Nordeste e Afonso Batistade Aquino e a equipe organizadora e comissão técnica.

 DEBATES

 OCoordenador da reunião abriu os debates, comentou a importância doevento Caju Nordeste, passando a palavra ao deputado estadualHermínio Resende, que parabenizou os organizadores do evento e disseque o projeto de lei, de sua autoria, que coloca o evento nocalendário oficial do Estado, havia sido pouco, para o que elerepresentava para o Ceará, pois a cajucultura vivia uma crise, masque não era culpa do cajueiro, mas dos gestores, que não estavamsendo capazes de atender às necessidades da cultura.

 Jáo representante da Ematerce, assessor de comunicação e ouvidor,Antonio José de Oliveira, disse que a Ematerce estaria presente, noCaju Nordeste, com o seu escritório móvel, levando material dedivulgação sobre o caju e outras culturas e agricultores, por elaassistidos, levariam também produtos, como: mel de abelha, doces defrutas tropicais, farinha de mandioca e outras iguarias, produtosesses oriundos da Agricultura Familiar.

 TROFÉUCAJU DE OURO PARA EMATERCE

 No6º Caju Nordeste, a Ematerce será homenageada com a outorga dotroféu Caju de Ouro por suas ações extensionistas, que visam aodesenvolvimento sustentável da cajucultura no Estado do Ceará,atividade agrícola essa, geradora de empregos, de divisas (comexportação da castanha), distribuição de renda e outrosbenefícios sociais. Para o presidente da Ematerce, José MariaPimenta, o reconhecimento ao trabalho da extensão rural, no Ceará,na área da cajucultura, é gratificante, dada à importância doevento e à representatividade para a economia de Beberibe (maiorprodutor de caju do Ceará) e a dos municípios, onde é bastantecultivado.

========================================================================

ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

 JORNALISTAANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

 FONE85.3217.7872