Aracoiaba: Ematerce ministra curso na área de cajucultura

30 de novembro de 2009 - 03:00

Iniciou-se, no dia 5 de agosto, o I Módulo, do Curso de Substituição de Copas em Cajueiros,  com com a duração de 16 horas, cujo encerramento será, hoje, 6, no final da tarde. O curso conta com a participação de 20 produtores de basefamiliar, sendo 14 da própria comunidade e outros 6 decomunidades vizinhas.

Segundo  o gerente local da Ematerce, em Aracoiaba, Engº Agrº  Luiz Érico Pontes Silva, o principal objetivo desse curso é mostrar a importância dasubstituição de copas em cajueiros, reconhecidamente improdutivos, edeixar produtores treinados, na prática de enxertia, e que possamutilizar essa habilidade, em seus pomares, e/ou realizar enxertos, emoutras propriedades, , visto que em Aracoiaba são poucos produtoreshabilitados nesta atividade.

Durante o curso ( pela manha), foi mostrado aos agricultores aimportância da substituição de copa, obedecendo-se aosseguintes passos:

1- seleção das plantas que seriam decapitadas;

2- fazer o corte da planta em bisel , em uma altura entre 30 a 40cm;

3- retirada dos galhos e limpeza da área em torno do tronco;

4- pulverização dos troncos, com uma mistura de inseticida e fungicida, para evitar ataque de pragas e doenças.

No período da tarde, foi mostrado, na prática, aos treinandos, comorealizar o manuseio correto no desmonte, limpeza e  montar novamente aMotossera. Adiantou Érico que o próximo módulo, ou seja, prática e enxertia, será realizado no mês de outubro próximo.

===============================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@sematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872