ASBRAER DEFENDE A CRIAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DE ATER

O presidente daAssociação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica eExtensão Rural (Asbraer), e presidente da Emater-Minas Gerais, JoséSilva, trabalha, nos altos escalões, para que seja criada umaSecretaria Nacional de ATER, cujos recursos financeiros, para Ater(Assistência Técnica e Extensão Rural), de todos os órgãos doGoverno Federal sejam coordenados por esta Secretaria.

O atuante bipresidente,aos poucos, vai conseguindo vitórias e levando a imagem do ServiçoBrasileiro de Extensão Rural a um patamar, digno de funcionamentodesse serviço público, em benefício dos agricultores familiares ede suas famílias, presente em mais de 5 mil municípios do Brasil,com uma rede de extensionistas por volta de 17 mil profissionais dediversas áreas de formação universitária e de nível médio.

Para Silva, asustentabilidade da Extensão passa pela profissionalização dagestão das entidades de ATER, com a utilização de ferramentasmodernas de gestão, pela utilização de metodologias de ATERparticipativa, onde os agricultores e suas organizações participemda construção, operacionalização e avaliação desse serviço epor profissionais preparados, para atuarem em estruturas de rede deação extensionista.

OPINIÃO PRESIDENTE DAEMATERCE

Segundo o presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, que trabalhou, por 20 anos, naExtensão Rural de Minas Gerais, o Serviço de Extensão Rural é umverdadeiro sacerdócio e sempre defende seu ponto de vista de quelugar de extensionista é no campo. Claro – afirma o dirigente daEmaterce – que, na cabeça da empresa, há necessidade deassessores de culturas, de pecuária, de comunicação e deassistência social, além de administrativos, porém com umaestrutura funcional enxuta e eficiente nos seus misteres. “Somosfavoráveis à criação da supracitada secretaria nacional.

O êxito da Ematerce,no campo – declara Pimenta – deve-se, como sempre faz questão derepetir, ao apoio irrestrito do governador Cid Gomes e do secretárioCamilo Santana, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, da quala Ematerce é vinculada. Em sua gestão, vem ampliando a abrangênciada Extensão Rural, nos 181 municípios cearenses, dos 184existentes, com a criação de 15 postos avançados. Atualmente, atuaa empresa com 71 escritórios municipais, 18 regionais, 15 postosavançados, 2 centros de treinamento, sendo um, em Caucaia, (Cetrex)e outro, na Fazenda Normal, em Quixeramobim.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃOE OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉDE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br