Assaré inova com técnica do plantio direto de feijão

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

A Ematercerealiza uma experiência inovadora no município de Assaré, zona suldo Estado. Trata-se do plantio direto de feijão macassar, numa áreade 2 hectares, na Comunidade Extrema. Cerca de 27 agricultores debase familiar da região foram convidados para receber informaçõessobre a técnica. A expectativa é de que, num prazo que varia de 45a 50 dias, a produção seja colhida.

 

SegundoLuzimar Macário, técnico do escritório da Ematerce em Assaré,esta é a primeira vez que o feijão macassar é plantado levando-seem conta a técnica do plantio direto. Antes, o cultivo do grão erarealizado com práticas tradicionais com aragem da terra. “A nossaintenção é mostrar aos agricultores a existência de técnicassustentáveis que apresentem bons resultados”, destaca Macário.

 

Experiênciasanteriores em Assaré usando o plantio direto já haviam sido feitascom o milho híbrido. Com o plantio direto do feijão macassar, numprimeiro momento, será observado o comportamento da cultura, dosolo, economia de água, aparecimento de pragas etc. Inicialmente, aprodução esperada deve igualar-se a observada na técnicatradicional do plantio, em torno de 1.200 quilos por hectare.

 

A área emque foi realizado o plantio é de propriedade do técnico agrícolaJoaquim Iezio Cavalcante. Ele comprometeu-se em arcar com todas asdespesas relativas a implantação da técnica que está sendoassistida pela Ematerce.

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoâo Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.32177872