ASSESSORES DE CRÉDITO RURAL DA EMATERCE PARTICIPAM DE RECICLAGEM

30 de novembro de 2009 - 03:00

Dezenoveassessores de crédito rural da Ematerce, de todo o Estado,participam, hoje e amanhã, 21 e 22 de janeiro, de Curso deAtualização SEAF/ATER 2010, no Centro de Treinamento em Extensão(Cetrex), em Caucaia-CE. Sob a responsabilidade do articulador daRede de Financiamento e Proteção da Ematerce, José William Aquino,e tendo como instrutor, José Rui Ferreira, coordenador nacional deAssistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Crédito Rural, osparticipantes recebem treinamento, para melhorarem a atuação daEmaterce, com seu ao público-alvo do campo.

 “Umdos objetivos da reciclagem é fazer com que o crédito rural e todasas políticas públicas da SAF (Secretaria da Agricultura Familiar),como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Merenda Escolar eGarantia Safra, dentre outros, dialoguem juntos”, explica José RuiFerreira. Ele diz que o curso de atualização oportuniza, além dotreinamento, que os assessores saiam capacitados, para disseminar osconhecimentos recebidos com os gerentes locais e todos os técnicos,envolvidos com crédito rural.

AEmaterce possui, com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário),um convênio, com vistas a atender 115 mil agricultores familiares,em todo o Estado, com a atuação de 1000 técnicos, que tambémpossuam habilitação na concessão do crédito rural. Atualmente, onúmero de profissionais, capacitados, em campo, é de 300.

 

Aintenção é – afirma Ferreira – é que, até o início de 2011,esta totalidade seja alcançada. Frisa, ainda, que este trabalhoserá enfatizado no Programa Territórios da Cidadania, ondeprevalece a pobreza rural. O “Territórios da Cidadania” tem comoobjetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizarprogramas básicos de cidadania por meio de uma estratégia dedesenvolvimento territorial sustentável. “A atuação dessestécnicos é de vital importância, para que esse público sejaefetivamente atendido”, destaca o Coordenador Nacional de Ater noCrédito Rural.

 Osparticipantes do Curso de Atualização SEAF/ATER 2010 recebem umkit, contendo a relação de todas as políticas públicas,direcionadas ao público-alvo; manual orientador, para informatizaçãode todos os dados, colhidos pelos técnicos, durante sua atuação;além do resultado do monitoramento, feito em novembro último, emmunicípios da região jaguaribana, pelo MDA, sobre açõesdesenvolvidas pela Ematerce, com agricultores familiares daquelaárea, no âmbito do crédito rural, mais especificamente do PRONAFB.

 Aprogramação, de quinta-feira, 21, compreende consideraçõesgerais sobre o relatório da monitoria na região jaguaribana;apresentação e debate do manual orientador para preenchimento derelatórios de Ater grupal; incorporação do módulo ao sistemaSEAF/ATER, para reiniciar comunidades, no biênio 2010/2011, e discute políticas públicas da Secretaria da Agricultura Familiar(SAF), afora dados do Censo Agropecuário 2006.

 Nasexta-feira, dia 22, o curso mostrará, passo a passo, opreenchimento do relatório de Ater grupal em suas diversas etapas;fará uma análise seqüencial da Ater grupal, por meio derelatórios, postados, no sistema em 2009, e promove discussão,sobre o uso da ferramenta, para monitoramento e gestão das metascontempladas no convênio Ematerce/MDA 2009/2010.

 ==============================================================================

ASSESSORIADE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTAJOÃO MAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

FONE:85.3217.7872