BATURITÉ: ENCONTRO SOBRE BIOINSETICIDA

30 de novembro de 2009 - 03:00

Realizou-se, no último dia 6, na cidade de Baturité, uma reunião dos extensionistas da Ematerce, do Maciço de Baturité, com o assessor Engº Agrº Marcondes Oliveira, do escritório estadual dessa empresa, acompanhado do Engº Agrº Flávio Rêgo, da Universidade Federal do Ceará(UFC).

Segundo o gerente regional da Ematerce no Maciço de Baturité, Engº Agrº Francisco Olegário Guedes, na oportunidade, houve amplo debate técnico sobre a utilização do Bioinseticida Bt, no controle da Lagarta-do-Cartucho, para a cultura do milho.

Ressalte-se terem sido destacadas as perdas de produção, da ordem de 34%, devido ao ataque dessa praga. Disse mais Olegário que a bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) destaca-se como um bioinseticida viável, econômico e eficaz, quando usado, corretamente, no controle da lagarta.

Informou, ainda, que os principais benefícios e vantagens, quando do uso do Bioinseticida, são a especificidade e seletividade no controle da praga; facilidade de multiplicação; dispersão e produção; não- poluente ao Meio Ambiente; não-tóxico ao homem e aos animais; baixo custo, dentre outros. Em seguida, acrescentou ser a meta assistir 30.000 agricultores de base-familiar, mediante o plantio de, no mínimo, 1,0 hectare, com sementes adquiridas do Programa de Sementes e Mudas e com assistência técnica e extensão rural da Ematerce.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário  do Estado do Ceará(SDA), em sintonia com as políticas  públicas do meio ambiente, desenvolveu, em parceria técnico-científica, com o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Nacional de Pesquisa do Milho e Sorgo da Embrapa, a Fábrica Piloto de Bioinseticida Bt, esse inseticida, com o objetivo de fazer o controle biológico, na cultura do milho, para incrementar a produção e produtividade dessa cultura, sem o uso de agrotóxicos, além de estimular, no meio rural, a responsabilidade sócio-político-ambiental.

=============================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7876