BOA VIAGEM: COMUNIDADES GANHAM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

Cento e cinqüenta ecinco famílias de cinco comunidades do município de Boa Viagem, a217 quilômetros de Fortaleza, foram beneficiadas com sistemas deabastecimento d’água, inaugurados, no dia 10 último, pelosecretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário doCeará (SDA), Antonio Amorim, e pelo presidente da Ematerce, JoséMaria Pimenta.

O Governo do Estado doCeará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) entregou, no dia 10 último, cinco sistemas de abastecimentod’água, no município de Boa Viagem, no Sertão-Central. JoséMaria Pimenta, presidente da Ematerce, e o secretário adjunto daSDA, Antonio Amorim, representando o titular da pasta, CamiloSantana, fizeram a inauguração das obras nas comunidades de BomJesus III, Cais e Saco, Sítio dos Bezerra, Massangana e Barriguda,beneficiando 155 famílias, num custo total superior a R$ 440 mil.

As obras fazem parte doProjeto São José Agrário que visa levar água encanada e tratada acomunidades, que, até então, dependiam de poços artesianos, ouobrigadas a caminhar longos percursos, para obter água. “Nossahistória é agora dividida em duas: antes e depois da chegada daágua em nossas casas. Traz mais conforto para nossa vida”,informou o presidente da Associação dos Moradores de Bom Jesus III,José Hermiro de Souza, mais conhecido como Raimundo do Delziro.

A um custo de R$79.999,96, o sistema de abastecimento d’água na comunidadebeneficia 29 famílias. No Assentamento Cais e Saco, cerca de oitoquilômetros distante da sede de Boa Viagem, o abastecimento d’águachega para 11 famílias, com investimento de R$ 86.340,80. Lá, aágua é captada por um poço, já existente, com rede de adução de679 metros.

As ligaçõesdomiciliares possuem “kit” cavalete e hidrômetro, tipotaquímetro padrão Cagece. Foi construído também um reservatórioelevado em anéis pré-moldado e o sistema de tratamento d’água éfeito por meio do clorador de pastilhas e filtro em aço inoxidável.Duas bombas centrífugas com 1,0 cv de potência, cada, sãoresponsáveis pelo bombeamento da água.

“A preocupaçãomaior da administração Cid Gomes é trazer melhorias de vida, paraos menos favorecidos, principalmente para a população rural, sempretão carente de benefícios”, disse Pimenta, na inauguração darede adutora de Sítio dos Bezerra, comunidade situada a 48quilômetros da sede do município. O presidente da Associação dosPequenos Agricultores da localidade, Almir Bezerra do Vale, lembrouque o que antes era apenas um sonho, uma luta da comunidade pormelhores dias, havia-se tornado realidade, “a lata d’água nacabeça, agora, é coisa do passado”. Vale agradeceu a iniciativado governo em trazer aquela benfeitoria para a comunidade. A rede deadução, em Sítio dos Bezerra, custou R$ 92 mil aos cofrespúblicos, gerando o conforto da água tratada e encanada para 41famílias.

O secretário ajunto doDesenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, foi o responsável pelaentrega das obras de abastecimento d’água em Massangana eBarriguda. O beneficio assiste 74 famílias, nas duas localidades, aum custo de R$ 91.987,91 e R$ 91.993,57, respectivamente.

A comitiva dosecretário adjunto e do presidente da Ematerce foi composta pelosecretário de Agricultura de Boa Viagem, Jonas Vieira; dos gerentesregional e local da Ematerce, Onézimo Pereira e Nercides Oliveira;do técnico da Ematerce, Sidônio Fragoso, além do coordenadorregional do Projeto São José, Renato Carvalho, e do jornalistaJoão Maroto, da assessoria de comunicação da Ematerce.

=======================================================================

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA