CAJU DE OURO PARA EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 Pela segunda vez consecutiva, Beberibe sediará o Caju Nordeste. Em sua sexta edição, o evento tem início amanhã, 18, e prossegue até o próximo sábado, 21. O 6º Caju Nordeste será oficialmente instalado no Teatro Raimundo Fagner, oportunidade em que será entregue o Troféu Caju de Ouro 2009. A insígnia homenageia anualmente pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cajucultura. Este ano a Ematerce será condecorada na categoria “instituição”, e o governador Cid Gomes receberá troféu especial por ser um dos incentivadores da cultura na sua administração. O presidente da Ematerce, Engº Agrº  José Maria Pimenta, é quem receberá o troféu Caju de Ouro.

Beberibe destaca-se como o maior produtor de caju do Ceará. O município possui uma área total destinada à cultura, superior a 30 mil hectares, dentre pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A atividade tem gerado cerca de 15 mil empregos e o Caju Nordeste destaca-se por ser um meio de se buscar o aumento da produção através da troca de experiências entre pesquisadores, produtores rurais, comerciantes e todos os envolvidos na cadeia produtiva. Durante o 6º Caju Nordeste serão realizadas palestras, oficinas, cursos, festival gastronômico, feiras de negócios e atrações artísticas.

A Ematerce organizou uma feira com gêneros alimentícios, oriundos dos oito núcleos de produção do caju no Estado do Ceará. De cada núcleo, foi convidado um produtor, para expor e comercializar seus produtos.

TROFÉU

A entrega do Troféu Caju de Ouro aos homenageados acontece, no Teatro Raimundo Fagner, logo após a abertura oficial do 6º Caju Nordeste. Anualmente, são escolhidas, dentre personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cajucultura, aquelas que tiveram papel de maior relevância. No cenário político, a figura homenageada é a do político Hermínio Resende; o pesquisador que receberá a comenda será Levi de Moura Barros, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Luiz Hildemar Colaço, agropecuarista, foi o produtor rural escolhido, e a Ematerce será agraciada como instituição de destaque no incremento da cultura.

O governador Cid Gomes também receberá o Troféu Caju de Ouro, categoria Especial, por ter dedicado apoio total aos produtores de caju do Ceará em sua administração, notadamente no que diz respeito ao Programa de Expansão e Revitalização da Cajucultura.

ATRAÇÕES

Paçoca, vatapá, escondidinho, “hamburger”, omelete, pastel e sopa, todas estas iguarias tendo o caju como ingrediente principal serão apresentados e poderão ser degustados pelos visitantes, durante o festival de gastronomia. Simultaneamente ao evento será realizado também o II Encontro Regional de Minifabricantes de Cajuína e Amêndoas de Castanha de Caju.

A escolha da Rainha do Caju e atrações artísticas como Dona Zefa, Waldonys, Dorgival Dantas, Vicente Nery, Chico Pessoa e Cacimba de Aluá prometem animar os participantes do 6º Caju Nordeste, que segundo os organizadores, deve ter um público recorde. Na última edição, cerca de sete mil pessoas se fizeram presentes ao evento.

 =====================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

FONE: 85.3217.7872