CAPACITAÇÃO: 45 NOVOS ASSESSORES E AGENTES RURAIS RECEBEM TREINAMENTO NA FAZENDA NORMAL

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

 

A Ematerce realiza, no período de 07 a 11 de dezembro próximo, na Fazenda Normal, em Quixeramobim, treinamento para capacitar 31 assessores regionais recém-contratados pelo Instituto Agropolos e que se encontram à disposição do órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará.. A capacitação, nas áreas de Bovinocultura, Ovinocaprinocultura e Apicultura também é extensiva a 14 agentes rurais. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes em relação à sua área de atuação, vivenciar a prática de cada atividade e ainda oferecer uma familiarização com a empresa.

 

Nos dois primeiros dias do treinamento, será ministrada aos participantes uma palestra intitulada “Introdução à Empresa”. Na oportunidade serão expostas as rotinas administrativas da Ematerce, o organograma da empresa e tudo o que possa facilitar as atividades dos recém-contratados neste primeiro momento. Os três últimos dias (9, 10 e 11 de dezembro) serão destinados à parte técnica de cada cultura e à realização de aulas práticas.

 

Na área de Bovinocultura, 15 novos assessores das maiores bacias leiteiras do Estado serão treinados. Eles são procedentes das regiões do Cariri, Sertão-Central, Baixo e Médio Jaguaribe, Zona Norte e Meio-Norte, Metropolitana e Sertões de Canindé. O treinamento será feito pelo professor Felipe Couto Uchoa, consultor da empresa Leite e Nordeste

 

Da Ovinocaprinocultura, também participam da capacitação 15 assessores das regiões do Cariri- Oeste, Sertão-Central, Centro-Sul, Médio-Jaguaribe, Sertões de Canindé, Zona Norte, Meio-Norte, Metropolitana, Sertão dos Inhamuns e Crateús. A responsabilidade pelo treinamento nesta área está a cargo do professor Zione Souza, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Em se tratando da Apicultura, os recém-contratados, que participam do treinamento, são provenientes de Quixeramobim, Jaguaribe, Tauá, Sobral, Brejo Santo, Baturité e Cariri-Oeste (cuja sede é Campos Sales). Os novos assessores, voltados para a criação racional de abelhas, terão os conhecimentos da área repassados pelo professor Raimundo Maciel, integrante do corpo de docentes do Instituto Federal de Ensino, Educação e Tecnologia (IFET).

 

Ainda na ocasião, os participantes assistirão a palestras sobre Associativismo e Cooperativismo, a cargo de Nicédio Nogueira, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-CE), seção do Ceará, e sobre Agroecologia voltada para suas culturas, sob a responsabilidade de Nicholas Fabri, Engenheiro Agrônomo do Instituto Agropolos e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

 

 

=======================================================================

 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872