CAPISTRANO GANHA POSTO AVANÇADO DA EMATERCE

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A Ematerce inauguraamanhã, 26, um Posto de Atendimento Avançado em Capistrano,município localizado a 100 quilômetros de Fortaleza. A unidadecontará inicialmente com dois agentes rurais e um técnico agrícola,assessorados pelo engenheiro agrônomo José Ailton da Silveira. Opresidente da Ematerce, José Maria Pimenta, inaugurará o posto às9 horas. À solenidade, também estarão presentes o Prefeito domunicípio e seus assessores, técnicos da Ematerce e agricultores dalocalidade.

A instalação do PostoAvançado de Capistrano vem ao encontro das necessidades dosagricultores familiares da localidade, uma vez que permitirá deforma mais rápida, o acesso às políticas públicas voltadas para ohomem do campo. Cerca de 70 por cento dos 16 mil habitantes deCapistrano reside na área rural e tem no setor agropecuário suaprincipal fonte de subsistência.

O solo de Capistrano étido como um dos melhores da região do Maciço de Baturité,predominando o Podzólico Vermelho – Amarelo, com um percentual de60 por cento, ideais para a exploração da cultura do milho. Brunosnão Cálcicos correspondem a 30 por cento deste total e os 10 porcento restantes são compostos por solos de Aluvião e outrasmanchas. São explorados no município uma área de 8.461ha deculturas anuais e perenes, assim distribuídas: milho, 34 por cento;feijão, 11 por cento; milho e feijão, 36 por cento; mandioca, 2por cento; cajueiro, 11 por cento; banana, 5 por cento e outrasculturas, 1 por cento..
Com relação a estratificação, dos 1557estabelecimentos existentes no município, 75 por cento são de áreasde até 10 hectares, pertencentes aos produtores de base familiar,atual prioridade de atendimento da Ematerce.

O Posto Avançado deCapistrano está subordinado ao escritório local da Ematerce emItapiúna, cuja

coordenação regionalcabe ao gerente Olegário Rocha.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br