CARAVANA MAIS ALIMENTOS REÚNE 1400 PESSOAS NA CIDADE DO CRATO

Sucesso é a palavra que sintetiza tudo o que ocorreu, na manhã desta segunda-feira, 16, na cidade do Crato-CE, precisamente no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Trata-se do lançamento do Programa Mais Alimentos, que movimentou, aproximadamente, 1400 pessoas, dentre autoridades estaduais, federais, municipais, lideranças políticas, comunitárias, técnicos da Embrapa, gerentes dos escritórios da Ematerce, eextensionistas, sindicalistas,agricultores familiares e representantes de órgãos financeiros (Banco do Brasil e Banco do Nordeste) e de indústrias de Sao Paulo, Santa Catarina, Paraná. Representando o presidente da Ematerce, Engº Agrº  José Maria Pimenta, o diretor técnico Engº Agrº  Walmir Severo Magalhães.

O Mais Alimentos é um programa do Governo Federal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria da Agricultura Familiar (Saf) e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), além do envolvimento do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da EMATERCE, Embrapa, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Bancos do Brasil e do Nordeste.

VOLUME DE NEGÓCIOS

Segundo o gerente regional/Cariri, da Ematerce, Engº Agrº  Francisco Adonias Sobreira, toda a organização do evento ficou a cargo da Ematerce. Informou, ainda, que, o evento envolveu 42 municípios caririenses e do Centro-Sui. Destacou, também, que, em termos de negócios, no cômputo geral, ficaram acertados o financiamento de 54 tratores e a aprovação de 71 propostas, para compra de equipamentos agrícolas (irrigação, silagem etc) no valor total de R$ 5,6 milhões. Pelo Banco do Brasil( BB), houve o finananciamento de 13 tratores e aprovação de 20 propostas para aquisição de equipamentos agrícolas, no montante de R$ 1,1 milhão. Já o Banco do Nordeste (BNB) disponibilizou  R$ 4,53 milhões, o que possibilita a compra de 41 tratores e a aprovação de 51 propostas para aquisição de equipamentos agrícolas.

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Para o secretário Camilo Santana, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), é  uma oportunidade ímpar para o pequeno produtor cearense. Saliente-se que a
estrutura da Caravana, em cada município, envolve20 carretas, utilizadas para o transporte das máquinas eequipamentos, e mais de 150 profissionais para demonstração dosprodutos, esclarecimentos de dúvidas sobre o melhor uso dosequipamentos e suas vantagens produtivas.

Na verdade, é um trabalho a ser feito em parceria com aEmaterce, prefeituras municipais, Banco do Brasil, Banco do Nordestedo Brasil (BNB), além das empresas de equipamentos agrícolas, deirrigação, armazenagem, câmaras frigorificas, microtratores etratores. Haverá ainda o sorteio de diversos prêmios, dentre eles,um trator, que sorteados, entre os agricultoresfamiliares, presentes em cada evento, nos cinco dias de caravana.

=========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR