CARIRI: VERANICO NÃO DEVE IMPACTAR SAFRA DE 2010

30 de novembro de 2009 - 03:00

 O “veranico”,ora registrado no Cariri, não deve preocupar os agricultores,tampouco impactar na safra de 2010. A Funceme prevê a consolidaçãoda quadra invernosa, na região Sul do Estado, a partir da segundaquinzena deste mês.

Apesar de a falta dechuvas estar preocupando o agricultor familiar da região do Cariri,que, há cerca de 15 dias, não se registram precipitações, nãoexiste motivo para inquietações. A afirmação é do gerenteregional da Ematerce-Cariri, Engº Agrº Adonias Sobreira,referindo-se à possibilidade de impacto, na safra de 2010, em funçãode alguns agricultores terem iniciado o plantio de sementes, nasprimeiras chuvas, ainda em janeiro.

 “Não há dúvidas deque foi prematuro esse plantio, sem a quadra chuvosa ter-seconsolidado e eles não seguirem as orientações técnicas daEmaterce”, diz Sobreira. Ressalta, entretanto, que foram plantadasáreas de pouca extensão, por agricultores, e com grãos de baixaprodutividade, ao invés de sementes selecionadas, distribuídas pela Ematerce, apoiada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA),por intermédio dos escritórios da empresa. Este aspecto, apenas,segundo ele, não deve ter reflexos sobre a safra deste ano.

 A falta de chuvas, oraregistrada, é chamada por técnicos de “veranico” ecaracteriza-se por um curto período de estiagem. De acordo com aFunceme, a quadra chuvosa, na região do Cariri, deve configurar-se,efetivamente, na segunda quinzena de fevereiro, quando,tradicionalmente, as precipitações se intensificam.

 ===============================================================================

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

FONE: 85.3217.7872