Casa do Mel

30 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce, em parceria com a Associação Comunitária do Assentamento Barro Vermelho, em Itapipoca, faz, nesta sexta-feira, pela manhã, dia 28, a inauguração da Casa do Mel.

O evento constará de uma missa celebrada pelo padre Joaquim com as presenças do prefeito João Barroso, do deputado Edísio Pacheco, autoridades convidadas e extensionistas e agricultores, oportunidade em que presenciarão a demonstração da extração do mel de abelha pelos apicultores, beneficiários desse projeto.

Representando a diretoria executiva da Ematerce, participarão do ato inaugural o gerente de apoio técnico, Engº Agrº Cláudio Matoso, o assessor estadual de apicultura, médico veterinário Crisanto Alves, e o assessor de comunicação e ouvidor Antonio José de Oliveira.

VIABILIDADE ECONÔMICA

Informou o gerente do escritório local da Ematerce, Engº Agrº Antonio Zilval Fonteles que o projeto consta, em sua capacidade instalada, de 75 colméias, que irão produzir de 45 a 60 kg de mel, por colméia/ano, e gerar uma receita bruta de R$ 31.000,00 / ano. Acrescentou que os assentados, num total de 9 famílias, terão, na atividade da apicultura, uma complementação na renda familiar.

Vale salientar que o projeto foi elaborado pela Ematerce e a prestação da assistência técnica e extensão rural é da responsabilidade dos técnicos do escritório local da Ematerce de Itapipoca. Disse, ainda, que o subprojeto de apicultura foi liberado com recursos do SIC (Subprojeto de Investimento Comunitário), direcionado pelo Crédito Fundiário para Combate à Pobreza