CEDRO: CRIAÇÃO DE TILÁPIAS É SUCESSO

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

 Com produçãomensal, variando de 6 a 8 toneladas/mês de Tilápia do Nilo, o Projetode Piscicultura da Ematerce, no Açude Ubaldinho, em Cedro-CE, animaagricultores familiares que ganham recursos financeiros, com vistasà criação de unidade de beneficiamento do pescado.

 

Uma experiênciaexitosa, no campo da Piscicultura, que vem sendo desenvolvida pelaEmaterce, em Cedro-CE, desde 2007, anima os agricultores envolvidosnessa atividade pecuária. Trata-se da criação de Tilápia do Nilo,em cativeiro, respondendo atualmente com uma produção mensal de 6 a8 toneladas de peixe, comercializada na própria região e atéexportada para Estados vizinhos. O Presidente da Ematerce, JoséMaria Pimenta, em visita ao Açude Ubaldinho, no último dia 4,conheceu de perto a criação.

 De acordo com AlexandreDiógenes, técnico do escritório da Ematerce, em Iguatu-CE, eassessor da Região Centro-Sul em Aqüicultura e Pesca, a criaçãode alevinos é tão promissora que os 17 agricultores, envolvidos, jáforam, inclusive, contemplados com recursos financeiros da ordem de100 mil reais, a fundo perdido, oriundos do Fecop (Fundo Estadual deCombate à Pobreza), da Secretaria das Cidades, para criação de umaunidade de beneficiamento do pescado.

 A unidade trarámelhores condições de trabalho, higiene, além de contribuir para apreservação do meio ambiente, no que diz respeito ao destino, dadoàs partes não-aproveitáveis do pescado. Partes estas, inclusive,mínimas, uma vez que as vísceras serão utilizadas para obtençãode biodiesel e a matéria seca para consumo animal. No momento, arenda bruta, obtida com a venda do pescado na região do Cariri eEstados, como a Bahia, gira em torno de 25 a 30 mil reais, gerando,no final, para cada produtor, 500 reais por mês.

 CRIAÇÃO

 A criação dealevinos, em cativeiro, é feita em gaiolas teladas de 2 metros delargura por 2 metros de comprimento e 1,20 metro de altura. NoProjeto de Piscicultura do Açude Ubaldinho, são 118 gaiolas, sendo18 delas destinadas ao passo inicial. Ali, são depositados cerca de5 mil alevinos. Um mês depois, essa densidade cai para 2,5 milindivíduos. Esta primeira fase, chamada de alevinagem, dura, emmédia, 55 dias, dividida em dois ciclos de aproximadamente 27 diascada.

Já a etapa seguinte,conhecida por “engorda”, demora em torno de 4 a 5 meses, períodoem que o pescado está pronto para a venda com unidades pesando de750 a 800 gramas. “Ao final,chegam a ser pescadas cerca de 700tilápias por gaiola”, diz Alexandre Diógenes.

 Os alevinos, utilizadosno projeto do Açude Ubaldinho, um reservatório de 33 milhões demetros cúbicos de água, no município de Cedro, provém da EmpresaAquanord, com sede em Russas-CE. O custo com a aquisição dosalevinos é de 80 reais por milheiro. Mensalmente, os 17 criadores,envolvidos no projeto, adquirem 30.000 indivíduos para criação.

 ==============================================================================

 ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

 FONE: 85.3217.7872