CID GOMES ENTREGA 100 TRATORES A AGRICULTORES DO ESTADO

30 de novembro de 2009 - 03:00

Acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e de outras autoridades, o governador Cid Gomes fez, na manhã desta segunda-feira, 10, a entrega de 100 tratores a representantes de associações comunitárias de agricultores familiares.

O investimento, proveniente de recursos do Projeto São José, atinge o montante de R$ 9 milhões, beneficiando 73 municípios cearenses e, aproximadamente, seis mil famílias que sobrevivem da lavoura. Trata-se, pois,  da maior entrega de tratores e implementos agrícolas já feita no Estado.

A solenidade de entrega das chaves dos tratores aos representantes de entidades aconteceu em palanque montado nas dependências da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Representantes da atividade agrícola de vários municípios cearenses e diversas autoridades estavam presentes ao ato.

 O secretário Camilo Santana agradeceu ao Governador do Estado o apoio e atenção dados por sua administração à agricultura familiar. Destacou ainda que o uso do trator pelos agricultores deve ser feito de maneira racional, com vistas à proteção do solo por meio de práticas conservacionistas. “Para isso contamos com o apoio técnico da Ematerce, atuante no desenvolvimento de técnicas de convivência com o semiárido”, frisou.

 O uso do trator e de implementos agrícolas possibilita a principal opção de convivência da agricultura com o semiárido que é a captação “in situ”. A técnica consiste no preparo da terra, associada à captação e armazenamento da água da chuva, através de sulcos, retendo a umidade do solo por mais tempo e melhor aproveitamento deste recurso pela lavoura. Para tanto, faz-se necessária a existência de um trator agrícola com arado de disco reversível; sulcador de linhas, arado alveca com tração animal e determinação de níveis.

 O governador Cid Gomes, em pronunciamento, lembrou que a entrega das máquinas tem um simbolismo forte, já que 300 mil famílias, no Ceará, sobrevivem da terra, o que significa dizer que são cerca de 1,5 milhão de pessoas, subsistindo da agricultura familiar. “Isso enaltece esse momento, já que é um setor que merece toda a atenção da minha administração”, disse Cid.

 Após a entrega dos tratores, o governador, acompanhado de autoridades e de agentes rurais, saiu em desfile com os tratores pela Avenida Bezerra de Menezes.

 

 CAPACITAÇÃO PELA EMATERCE

 O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, enfatizou que a Ematerce capacitará todos os representantes das associaçõesbeneficiadas, iniciando-se o treinamento, para a primeira turma, do Território de Itapipoca, abrangendo os municípios de Apuiarés, Irauçuba, Pentecoste, Tejuçuoca e Tururu), no período de 7 a 12 de agosto de 2009, no seu centro de treinamento em extensão (Cetrex), em Caucaia-CE. Em seguida, destacou que a capacitação objetiva promover a utilização sustentável do solo agrícola por meio da qualificação dos trabalhadores rurais, concernente ao uso correto da mecanização agrícola a tração animal.

Ao final do treinamento, os agricultores estão preparados para o uso correto do trator e de seus implementos. Acrescentou Pimenta que a capacitação serve, também, para incentivar e difundir práticas mecânicas de conservação do solo, executadas com trator e implementos, elevar a vida útil do trator e implementos, com a manutenção adequada, além de sustar ou reduzir o processo erosivo nas áreas mecanizadas.

  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone: 85.3217.7872