Cultivo da mandioca ganha dia de campo em Itapipoca

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

A Ematercerealiza amanhã, 9, na localidade de Piranji, em Itapipoca, Dia deCampo sobre a Mandioca. Cerca de 500 produtores rurais das regiõesMetropolitana, Ibiapaba, Acaraú e Camocim devem participar do eventoque está marcado para iniciar às 8h30. A coordenação geral do diade campo está a cargo do gerente local da Ematerce,Zilval Fonteles.

 

Omunicípio de Itapipoca destaca-se, dentre outros aspectos, por serum grande cultivador de mandioca e produzir a melhor farinha daregião. A dedicação cada vez maior dos produtores à cultura eprocessamento da mandioca deve-se, em grande parte, ao trabalho deassistência desenvolvido pela Ematerce. Técnicos da empresaintroduziram a variedade “pretinha” entre os agricultoresfamiliares, por ser mais produtiva e possuir um ciclo menor decolheita, cerca de 1 ano, ao contrário de outras espécies que têmciclo de até 1 ano e meio.

 

Nacomunidade de Piranji, onde acontece o dia de campo, 400 hectares sãoocupados com o plantio da mandioca. O gerente local da Ematerce,Zilval Fonteles, conta que a atenção da empresa vai além doplantio pura e simplesmente. Segundo ele, a comunidade está em fasede transição de uma agricultura convencional para a chamada“agroecológica”, que leva em consideração desenvolvimento comsustentabilidade. “Hoje os produtores já abandonaram a práticadas queimadas e utilizam a compostagem (restos culturais), parapreparo do solo, fruto de um trabalho de conscientização, alémdisso, estamos promovendo a mecanização das casas de farinha”,ressalta Fonteles.

 

O Gerenteda Ematerce destaca a importância do dia de campo que aconteceamanhã. Ele conta que além de incentivar o plantio da mandioca eabordar questões relativas aos cuidados e processamento da mesma,ainda estará sendo agregado valor ao produto.

 

Estações

 

Paraa realização do Dia de Campo sobre a Mandioca, em Pirangi, aEmaterce instalou seis estações onde serão prestadas informaçõesdiversas sobre o cultivo do arbusto. Na primeira, chamada de“recepção”, os convidados serão recebidos, cadastrados eencaminhados às estações subsequentes. A estação 2 foidenominada “Introdução”, onde será feita a apresentação dostécnicos, objetivo do dia de campo, descrição do imóvel ondeacontece o evento, área plantada, roteiro e informações sobre asestações seguintes. No posto 3, uma equipe da Embrapa de Cruz dasAlmas, na Bahia, fala sobre as novas variedades de mandioca, índicesde produtividade e outras informações técnicas.

 

Naestação 4, foi instalada uma “Unidade Demonstrativa”, ondeserão discutidos temas como época de plantio, adubação orgânica,tamanho de manivas, consórcio e capina, dentre outros. As formas deprocessamento da mandioca serão expostas na estação número 5. Naúltima parada, os agricultores receberão lanches e impressos acercado plantio da mandioca. Em cada estação, os convidados demorarãocerca de 20 minutos, dos quais 12 serão destinados à explanação eos oito restantes às perguntas dos interessados.

 

 

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.3217.7872