Dia da Agricultura Familiar comemorado em Crateús

30 de novembro de 2009 - 03:00

“Énecessário buscar o que falta, sim, avançar, mas semdesvalorizar o que já temos”, disse o secretário doDesenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, em resposta aos pleitos dosagricultores da Região dos Inhamuns atingidos pela estiagem, durante as comemorações do Dia da Agricultura Familiar, no dia 30 último,em Crateús. Amorim esteve acompanhado do presidente da Ematerce,Itamar Teixeira, autoridades do município e lideranças dostrabalhadores do campo.

Naoportunidade, foram distribuídos mais de 100 mil alevinos de tilápia,para povoamento de quatro açudes da região, beneficiando 100famílias; tanques de resfriamento de leite e kits de ordenha ehigienização; títulos de propriedades rurais, ação na qual oGoverno do Estado vem gastando cerca de R$ 120 milhões, além deliberação de crédito e celebração de contratos de financiamentocom agricultores familiares.Foi assinado o termo deconcessão de uso de um galpão e das instalações com a Associaçãodos Produtores de Mudas e Sementes do Estado do Ceará (Aprosemce)para o beneficiamento de grãos produzidos na região.

 

 O titularda SDA lembrou as ações que vêm sendo tomadas pela atualadministração e sua importância, para melhorar as condições devida do agricultor familiar. Ele mencionou benefícios, como: oGarantia-Safra e o Bolsa Família, este último beneficiando cerca de800 mil famílias, e a construção de mais de 24 milcisternas em todo o Estado.

 Amorim também informou ter sidoencaminhado ao Governo Federal um Projeto de Convivência com oSemi-Árido, no valor de R$ 94 milhões, desenvolvido pela Ematerce,para atendimento aos agricultores atingidos pela falta de chuvas.

Feira eFóruns

NoCaic de Crateús, dezenas de agricultores familiares expuseram e venderam suas mercadorias por ocasião do Dia da Agricultura Familiar.Havia frutas e legumes, produtos de artesanato, mel de abelha, doces erapaduras. Shows de humor e atrações musicais da região animaram oevento.

 ÀTarde, foram realizados fóruns de debates com a participação detécnicos da SDA, Ematerce, BNB, BB, Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), e Confederação Nacional dos Trabalhadores naAgricultura (Contag). A tônica das discussões girou em torno daspolíticas públicas para o setor, enfocando aspectos, como:comercialização e produção, convivência com o semi-árido,garantia-safra, dentre outros.

 ================================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

Fone85.3217.7872