DIRETORIA REÚNE REGIONAIS E PLANEJA CAMPANHA DA AFTOSA 2010

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

O planejamento e aexecução da 1ª etapa da Campanha de Erradicação da Febre Aftosano Estado do Ceará, em 2010, foi o tema de discussão do primeirodia do encontro entre a diretoria executiva da Ematerce e 18 gerentesregionais da empresa, realizado hoje, 12, no Centro de Ensino eTreinamento em Extensão (Cetrex). Participaram ainda da reuniãoseis coordenadores regionais da Adagri.

O encontro foi abertocom a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, AntonioAmorim, do responsável pela presidência da Ematerce, ItamarTeixeira, Edilson Aragão, presidente da Adagri, e os diretorestécnico e administrativo-financeiro da Ematerce, Walmir Severo eCristiano Góes, respectivamente.

Amorim destacou aimportância do envolvimento de todos os agentes na campanha, para seobter bons resultados. Disse que a multiplicação das ações énecessária, assim como a transparência das mesmas. “Osresultados, ao final da campanha, sejam bons ou ruins, cabem a todosque estão ligados ao processo; daí, o destaque que deve ter a uniãode todos, somando experiências e conhecimentos”, complementou.

O responsável pelapresidência da Ematerce, Itamar Teixeira, também falou doenvolvimento que a empresa tem na campanha da aftosa e solicitou umcomprometimento, cada vez maior de todos, “na ascensão quedesejamos a galgar novos níveis, ou seja, o status de livre daaftosa com vacinação”.

MUDANÇA

Em 2010, o calendárioda Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa sofre mudanças. Até2009, a imunização era feita em duas etapas, nos meses de abril eoutubro. Este ano, a vacinação também acontece em dois momentos,mas em meses diferentes: maio e novembro. A reivindicação já vinhasendo feita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e doAbastecimento (Mapa), há algum tempo, e em janeiro passado, nareunião de avaliação da última campanha, foi atendida.

A alteração nocalendário se deve a razões que justificam o pedido. A principal éo nivelamento dos períodos de campanha em todo o país, evitando-seassim as chamadas “fugas” de vacinação e permitindo umaabrangência maior. O diretor de Sanidade Animal da Adagri ecoordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção daAftosa, Roberto Frota, diz que, com esta modificação nas datas, ocontrole epidemiológico tem melhor domínio.

Até às 13 horas dapróxima quarta-feira, dia 14, a Ematerce prossegue com o encontroentre sua diretoria executiva e gerentes regionais. Nestes dois dias,serão discutidos problemas operacionais enfrentados no dia-a-diapelos escritórios locais e regionais; Contrato de Resultados de 2010(SPP/Web, programação mensal de Agentes de Ater e apresentação derelatórios); divulgação dos mapas de municípios com comunidadescom ações de Ater concentradas e difusas; Feira da AgriculturaFamiliar; Laudos do Garantia-Safra; Lançamentos de dados do Programade Distribuição de Sementes no sistema; Convivência com oSemi-Árido, além de debater assuntos de ordem administrativa efinanceira.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br