EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DE “INFLUENZAS” É TEMA DE CURSO

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Prossegue até amanhã,15 de abril, no Salão Prata do Hotel Praia Centro, o II Curso deEducação para Enfrentamento das Gripes Aviária, Suína e Equina,promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) emparceria com a Embrapa e “Ematers” de todo o Brasil. O objetivoda capacitação é permitir que veterinários, extensionistas e apopulação rural saibam reconhecer e tratar as “influenzas” quevêm atacando esse rebanho. O encontro teve início ontem, 13, econtou com a presença do presidente da Ematerce, Itamar Teixeira.Trinta participantes, sendo 28 da Ematerce e dois da Adagri estãoinscritos.

 

Segundo Mauro Nogueira,médico veterinário e coordenador Estadual de Sanidade Animal daEmaterce, em dezembro último, 25 técnicos foram capacitados nomesmo treinamento e a intenção é que encontros deste tipocontinuem sendo realizados. A expectativa do ministério é que 20mil comunidades rurais, em todo o Brasil, recebam as orientaçõesque serão disseminadas pelos veterinários e extensionistas. “Hoje,vive-se uma emergência sanitária que determina múltiplas açõespara o seu enfrentamento e trata-se de uma preocupação mundial”,destaca Nogueira.

 

Os instrutores do cursoem questão, Mauro Nogueira, Eduardo Santos – gerente local deCascavel, e Carlos Brito – médico veterinário do escritórioregional da Ematerce em Aracati, receberam o treinamento em Brasília,ministrado por técnicos do MDA. Atualmente, eles têm a função demultiplicadores e a mesma responsabilidade será atribuída aosparticipantes desta capacitação. A dinâmica da transmissão deconhecimentos aos agricultores familiares será feita por meio devisitas às propriedades rurais, dias de campo e distribuição decartilha ilustrada elaborada pelo MDA.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ontem, após a aberturado curso, foram expostas situações quanto às Ações dos Governospara Enfrentamento da Pandemia de “influenzas”; SituaçãoEpidemiológica Global da Influenza A (H1N1) e A (H5N1); Produçãode Suinocultura de Subsistência, além do Plano Nacional deEnfrentamento da Pandemia de Influenza.

 

Nesta quarta-feira,serão discutidos assuntos como o Programa Nacional de SanidadeAvícola; Biosseguridade: Normas Aplicadas na Produção de Aves;Produção da Avicultura de Subsistência; Avicultura Alternativa;Características dos Virus das Influenzas H1N1 e H5N1, seguido doDiagnóstico Diferencial das Doenças Respiratórias de Suínos.

 

Amanhã, último dia docurso, será apresentado um quadro das Doenças do SistemaRespiratório Equino; Apresentação da Cartilha “A Gripe no MeioRural” e o Planejamento das Ações Multiplicadoras e asEstratégias de Educação Continuada para Enfrentamento dasInfluenzas. Os participantes do curso ainda assistirão a vídeos quemostram necrópsias em aves e suínos.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872