EMATERCE : 2ª COLOCADA EM ASSISTÊNCIA GRUPAL PARA AGRICULTORES DO PRONAF “B”

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

OEstado do Ceará, com exceção da Bahia, na avaliação doconsultor José Rui Ferreira, daSecretaria da Agricultura Familiar(Saf), vinculada ao Ministério doDesenvolvimento (MDA), foi a Unidade da Federação do Brasilque mais prestou assistência técnica grupal para agricultores doPRONAF “B”, em consonância com as diretrizes emanadas doconvênio com o MDA/Saf/Dater, para o biênio 2008/2009.

 

SegundoFerreira, o Sistema de Monitoramento Seaf/Ater registra, no Estado, oatingimento a um público total de 44.000 agricultores, que foramatendidos com assistência técnica presencial, prestada pelaEmaterce, o que supera em 2.000 agricultores, quando se relaciona como total previsto em projeto. Oconsultor da Saf/MDA fez questão de registrar, em seu relatório, que o balanço foi positivo quanto ao trabalhode campo com os agricultores e nas comunidades.

 AEmaterce envolveu 227 técnicos dos seus quadros, para execução dasações, o que equivale à relação técnico/agricultor assistido de1/197, coerente, portanto, com a metodologia grupal, que prevê talrelação até 1/250. Outros dados positivos das açõesextensionistas, desenvolvidas pela empresa, foi a totalização decomunidades trabalhadas, que foi contabilizada em 3.194,conseqüentemente, cada técnico trabalha em média com 11comunidades.

 Quantoao número de eventos grupais (reuniões, oficinas, cursos, práticasdemonstrativas, excursões, intercâmbios etc.), a equipe técnicarealizou 2.400 eventos, visando à preparação dos agricultoras parao crédito; 2.025 eventos de Ater (Assistência Técnica e ExtensãoRural) durante a aplicação do crédito; e 1.661 reuniões deavaliação do impacto da ater. Logo, significando afirmar que ocumprimento da meta, contemplada em projeto, foi totalmente cumprida.

 MONITORIAPRESENCIAL

 Parao consultor José Rui, a monitoria presencial, no final do anopassado, foi para auferir, numa incursão ao Estado do Ceará, apartir de uma seleção prévia e aleatória, a qualidade dotrabalho, realizado pelos técnicos da Ematerce, no campo, a fim deverificar a satisfação dos agricultores e a qualidade dasinformações a eles repassadas. Para tanto, disse que procedeu aocumprimento de uma agenda de trabalho, com vistas ao aprimoramento doprocesso, uma vez que a meta prevista, para o novo pacto 2010/2011,é ainda maior.

 

 ATIVIDADESDESENVOLVIDAS

 

EMRUSSAS – REGIONAL DO BAIXO-JAGUARIBE

 

1-Reunião Técnica no escritório local de Russas com participaçãode 19 técnicos.

 

2-Reunião na comunidade da Lagoa dos Cavalos com participação de21 agricultores familiares.

 

3-Visitas a propriedades dos agricultores participantes da reunião.

 

LIMOEIRODO NORTE – BAIXO-JAGUARIBE

 

1-Reunião Técnica com a participação de 38 técnicos,representante do BNB e da Secretaria da Agricultura.

 

2-Reunião na comunidade Croatá de Cima com participação de 10agricultores familiares.

 

3-Visitas a propriedades dos agricultores participantes da reunião.

 

JAGUARUANA– REGIÃO DO LITORAL-LESTE

 

1-Reunião Técnica com a participação de 10 técnicos,representante do BNB e Secretária da Agricultura.

 

2-Reunião na comunidade de São José com a participação de 35agricultores familiares.

 

3-Visitas a propriedades dos agricultores participantes da reunião.

 

BEBERIBE– REGIÃO DO LITORAL LESTE

 

1-Reunião Técnica com a participação de 21 técnicos,representante do BNB e Secretaria da Agricultura.

 

2-Reunião na comunidade de Lagoa de Dentro com a participação de45 agricultores familiares.

 

3-Visitas a propriedades dos agricultores participantes da reunião.

 

PRONAF“B”

 

Trata-sedo minicrédito rural que financia projetos de investimento agrícolae não-agrícola para agricultores familiares. Na opinião doresponsável pelo Crédito Rural da Ematerce, Engº Agrº JoséWilliam Aquino, o Pronaf “B” (Programa Nacional de Fortalecimentoda Agricultura Familiar) representa, para os agricultoresfamiliares, uma oportunidade ímpar de terem acesso a financiamentosagrícolas e não-agrícolas, podendo ser assistidos pela Ematerce,além de receber orientações sobre a aplicação correta dosrecursos financeiros do Pronaf “B”. Acrescentou o técnico daEmaterce tratar-se, ainda, de uma forma de os agricultores familiarescrescerem socioeconomicamente e, consequentemente, desfrutar demelhores condições de vida no meio em que vivem e trabalham.

 

====================================================================================

 ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

 JORNALISTAANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

 FONE85.3217.7872