EMATERCE AVALIA ATIVIDADES DA REGIÃO DO CARIRI
30 de novembro de 2009 - 03:00
A cidade do Crato foi palco da segunda reunião trimestral da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – em 2009, para discutir e avaliar as ações de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), na região do Cariri. Quatro gerentes regionais e 17 locais, representando as áreas do Cariri-Leste e Oeste e Centro- Sul estiveram presentes. O evento, promovido pela diretoria executiva da empresa, contemplará outras quatro regiões do Estado: Crateús, Sobral, Limoeiro do Norte e Baturité.
Durante os dois dias do encontro, 21 e 22 de maio, a Ematerce ainda apresentou aos gerentes, técnicos e auxiliares de escritórios do Cariri, o SPP- Web (Sistema de Programas e Projetos). Essa nova ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Informática (NINFO), com apoio da gerência de planejamento da instituição, permitirá um controle efetivo da gestão de resultados da empresa. Representantes de 19 escritórios da região receberam treinamento do novo “software”. Ao todo, serão treinados cerca de 200 extensionistas, distribuídos nos 71 escritórios e pontos de apoio da Ematerce no Ceará.
Na abertura da reunião, José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, enfatizou a necessidade do envolvimento de todos para que cada vez mais o órgão se firme como uma empresa avançada em assistência técnica e extensão rural. “Vivemos uma fase importante, em que a empresa não depende apenas do presidente, mas do empenho e participação de todos”, conclamou.
A vasta pauta de assuntos debateu, com os gerentes locais e regionais, diversas práticas de convivência no semi-árido, como: crédito rural (apresentação do Pronaf Sistêmico e Pronaf Mais Alimentos); convênios 037 e 058/007 da Ematerce com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário; apresentação das demandas de assessorias por região, bem como definição dos papéis destas e fluxo-gerências com as gerências e assessorias estaduais; Programa Biodiesel do Ceará e Campanha da Aftosa; além de questões administrativo-financeiras locais e regionais – estratégia para a solução de problemas, visando maior eficiência; e apresentação e treinamento do SPP-Web.
TRANSPARÊNCIA
Totalmente desenvolvido por profissionais de informática da empresa, o SPP-web traz inúmeros benefícios aos extensionistas da Ematerce e colocará a empresa num patamar de maior confiabilidade ainda junto aos diversos segmentos, onde atua e à sociedade como um todo. O treinamento, ministrado aos integrantes de 19 escritórios da região, visa à familiarização com o “software” e, conseqüentemente, a um maior controle na gestão de resultados da instituição.
Esta nova ferramenta permitirá o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas, trazendo mais transparência, uma vez que a alimentação de dados será praticamente em tempo real com as atividades desenvolvidas. O diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães, disse; “ Não há dúvidas de que, em nível de ATER, não existe no Brasil algo semelhante, o que nos orgulha muito, e temos a certeza de que terá grande repercussão”.
As reuniões, com gerentes locais e regionais, prosseguem, até o dia 05 de junho próximo, nas cidades de Crateús, Sobral, Limoeiro do Norte e Baturité e suas microrregiões. A pauta de discussões será a mesma, levando em consideração as peculiaridades de cada local.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA DA EMATERCE
Jornalista João Maroto – joaomaroto@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872