Ematerce capacita técnicos para identificação da Mosca Negra de Citrus

Prossegue, até hoje,11, a capacitação de técnicos da Ematerce, lotados no regional deSobral, no que diz respeito à identificação da Mosca Negra deCitrus – Aleurocanthus woglumi Ashby, praga que atinge lavouras defrutas. O treinamento objetiva capacitar todos os técnicos daempresa, para saberem identificar essa praga. A capacitação estáa cargo dos técnicos Nacélio Cunha, assessorde fruticultura da Ematerce (Regional Sobral) e João BatistaAlmeida, fiscal agropecuário da Adagri.

SegundoFrancisco Jader de Albuquerque, gerente regional da Ematerce na ZonaNorte, a capacitação possibilita não apenas a identificação daMosca Negra e a verificação da praga, nas culturas de frutas daregião, bem como o repasse de possíveis registros para a Adagri,que implementará ações de controle. No primeiro dia dacapacitação, 21 técnicos de Sobral, Santana do Acaraú e Massapêreceberam as orientações dos multiplicadores. Hoje, mais 20 agentesde Cariré, Coreaú e Mucambo serão alvo da instrução.

Informou,ainda, o gerente da Ematerce que a suspeita é que o contágio daslavouras ocorra, através de mudas de frutas cítricas (hospedeiroprimário), comercializadas e/ou produzidas por viveiristas, como sãochamados esses produtores. Ao colher a seiva de plantas, a moscaexcrementa uma espécie de fungo, que escurece a folha, prejudicandoa fotossíntese e atingindo a produção de frutas, chegando até amatar o vegetal.

Acrescentouque a Mosca Negra de Citrus foi identificada em algumas culturas nosmunicípios de Paraipaba, Caucaia e Pecém. Entretanto, o Estadoainda aguarda uma notificação oficial do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a intenção deantecipar-se a uma possível disseminação da praga, cerca de 40técnicos da Ematerce e da Adagri estiveram reunidos, na segundaquinzena de abril último, para discutir meios de combate e controleda mosca.

=============================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria