EMATERCE DE ITAPAJÉ COMEMORA 50 ANOS DE CRIAÇÃO

O escritório local da Ematerce de Itapajé, encerrando as comemorações, alusivas aos  50 anos de fundação, homenageou o Engenheiro Agrônomo Landri Leão Ribeiro, primeiro extensionista a instalar aquele escritório.

O ecritório de Itapajé foi criado, em 1958, portanto há 50 anos,sendo que hoje atende aos municipios de Itapajé, Irauçuba,Tejuçuoca e Uruburetama e conta com uma força de trabalho de 3 técnicos de nível superior, 1 administrativo e 4 agentes rurais. Atualmente, a unidade é gerenciada, interinamente, pelo Engenheiro Agronômo  Antonio Sales Araújo, podendo ser substituído pelo também Engenheiro  Agronômo Fernando Antonio Araújo.

As comemorações foram encerradas, no dia 12 de dezembro de 2008, com a inauguração de um auditório, recebendo o nome de Engenheiro Agronômo Landri Leão Ribeiro, primeiro extensionista e fundador daquele escritório em 1958. A indicação do Dr. Landri, para ser alvo da homenagem, repercutiu positivamente na comunidade extensionista e nas entidades de classe agrônomicas, CREA e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará, onde o homenageado exerce funções..

Prestigiaram a solenidade o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta;  o assistente da presidência, Itamar Texeira; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará, Francisco de Assis Bezerra Leite; o Vice-Presidente da AEAC, Roberto Luz; o Gerente Regional da EMATERCE da Região Meio Norte,Antonio José Praciano, a representante do CREA, Marta Cunha Ribeiro; o represenatante do prefeito municipal de Itapagé, Haroldo Mota; o ex-prefeito de Itapajé, Ari Basto; o gerente do escritório, em exercício,  Antonio Sales Araújo, além de técnicos, administrativos e agentes rurais.

Na oportunidade, o homenageado ficou muito emacionado, devido às presenças dos amigos, da sua esposa, professora Mozarina Ribeiro, e do terceiro extensionista que a ele sucedeu, na chefia do escritório da Ematerce,em Itapajé, o Engenheiro Agrônômo, José Ferreira da Silva (Murilo).

CURRRíCULO

Landri Leão Ribeiro é natural de Russas. Formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, em 1957. É casado com a professora Mozarina Amaral Ribeiro. Em 1958, assumiu seu primeiro emprego na ANCAR-CE, sendo designado para o escritório local de Itapajé .

Em 1959, pediu exoneração da ANCAR-CE  e foi fazer um curso de especialixzação,  em

São Paulo, onde  permaneceu por dois anos, retornando ao Ceará  e passando a trabalhar na FAEC.

Logo após, ingressou no Banco do Nordeste, exercendo suas funções, em Savador-Ba, em Taua, Campos Sales e Fortaleza (Departamento de Crédito Rural e Etene).

Várias funções públicas foram por ele desempenhadas, dentre as principais, podem ser citadas as no :Conselho Ténico do PROMOVALE, na Chefia de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, assessor da Secretaria Estadual de Planejamento.

Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel

Coordenador de Eventos da Ematerce – edilmo@ematerce.ce.gov.br