EMATERCE: DIA ESPECIAL DISCUTE AGROECOLOGIA EM LAVRAS

A Ematerce realizou, no dia 10 de junho último, no município de Oitis, distrito de Mangabeira, em Lavras da Mangabeira, um Dia Especial sobre Transição em Agroecologia. O evento, apoiado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto Agropolos, secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Associação dos Pequenos agricultores de Oitis e Colégio Joaquim Leite Teixeira contou com a presença de 326 agricultores familiares e jovens ligados à base familiar.

Destaque-se o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria da Agricultura Familiar(SAF) e do  Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), que fazem questão de participar das ações extensionistas, desenvolvidas em benefício dos agricultores familiares, visando à melhoria de suas condições de vida..

Dos agricultores familiares do município que participaram do “Dia Especial”, estavam aqueles com maior interesse sobre o tema. Os presentes foram distribuídos em grupos de 15 a 20 integrantes. Representantes de pequenos agricultores de base familiar manifestaram gestos e expressões de entusiasmo, receptividade e otimismo em relação ao tema “Transição em Agroecologia”.

A reunião foi realizada, no escritório local da Ematerce, em Lavras da Mangabeira, e contou com as participações do coordenador do Codaf (Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar)/ SDA, Itamar Marques, representando o secretário de agricultura, Camilo Santana; do titular da Gerência de Apoio Técnico (Geate) da Ematerce, Cláudio Matoso; do gerente regional do escritório de Lavras, Virgolino Oliveira Neto, lideranças comunitárias e técnicos rurais de municípios adjacentes. Na oportunidade, o coordenador do Codaf/SDA lembrou aos presentes da disponibilidade de financiamento através do Projeto São José.

ENERGIA SOLAR(LIMPA)

Os agricultores familiares, presentes, também, tiveram informações, a respeito da captação de energia solar, nas quatro estações na localidade de Oitis, através de painel solar, numa ação extensionista pioneira, que conta com o apoio da SDA e assistência tecnico-gerencial da Ematerce. A energia, captada por meio dos nove painéis, é transformada em energia elétrica, que aciona eletrobomba submersa, com vazão média de 2.100 litros, transportados para uma caixa d’água com elevação de 10 metros e capacidade de armazenamento de 12 mil litros.

O agricultor Cicéro Henrique Pessoa enfatizou a importância da iniciativa, lembrando a vantagem em “utilizar energia limpa e o melhor, sem conta para pagar”. A biocompostagem lÍquida, sua produção, utilização e o emprego de defensivos naturais e suaS vantagens em hortaliças e frutíferas também foram temas debatidos no Dia Especial.

======================================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jormalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br