EMATERCE: DIVULGAÇÃO INTENSIVA DO GARANTIA SAFRA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

No dia 31 de agosto último, no gabinete da presidência da Ematerce, dirigentes, técnicos da Gerência de Apoio Técnico (Geate), do Núcleo de Informática (Ninfo) e do representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participaram de uma reunião.

 

Segundo Cláudio Matoso, gerente de apoio técnico (Geate), a reunião serviu para apresentação da estratégia, relativa ao Programa Garantia Safra, cuja divulgação, no interior do Estado, será reforçada, no próximo dia 15, embora, desde julho, estejam abertas as inscrições para os agricultores familiares, interessados em aderir a esse programa.

 

Vale salientar que o Garantia Safra assegura renda mínima aos agricultores familiares, caso ocorram perdas iguais ou superiores a 50% nas culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e algodão em decorrência de estiagem ou por excesso de chuvas, contribuindo para o êxodo rural, redução dos riscos das explorações agrícolas no sequeiro, sem falar da possibilidade do aumento da escala de produção por unidade familiar.

 

Destaque-se, ainda, que o Ceará é o único Estado nordestino, da região semi-árida, a dispor pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de 300 mil vagas. Os beneficiários desse programa recebem, em caso de perdas agrícolas, acima mencionadas, um valor anual de R$ 600,00, distribuído em 4 parcelas de R$ 150,00. Mas, necessário se faz que a União, o Estado, as prefeituras e os agricultores contemplados estejam adimplentes com o Garantia Safra.

 

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872