EMATERCE FORTALECE AÇÕES EXTENSIONISTAS NO EXTREMO-NORTE

A Ematerce, Regional Extremo-Norte inicia o ano de 2009, realizando várias ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) na área de sua jurisdição. Dentre as ações, citem-se a implantação dos Subprojetos de Investimento Comunitário (Sics) nos assentamentos do Pantanal, no município de Granja, a construção de 11 casas, o abastecimento de água e perfuração de um poço profundo, a cerca do perímetro, apicultura, perfuração de cacimbão e a instalação de catavento no valor total de R$ 113.066,00 (Cento e treze mil e sessenta e seis reais).

Segundo a gerente regional, Lúcia Sousa Melo Freitas, no tocante ao assentamento Santa Rita, no município de Uruoca, destacam-se a construção e recuperação de casas, a cerca do perímetro, a rede de abastecimento de água, a recuperação de instalações de caprinos e bovinos, a aquisição de motoserra, de carroça com burro, máquinas e equipamentos, sorgo- forrageiro e palma-forrageira, no valor total de R$ 114.934,43 (Cento e quatorze mil, novecentos e trinta e quatro reais e quarenta e três centavos).

Disse mais a gerente Lúcia que, no assentamento do Estreito, no município de Camocim, houve a implantação de projetos, sendo quatro hectares com fruticultura irrigada, tres hectares com feijão irrigado, além de avicultura, com 500 matrizes para postura, 10 hectares com capim-Braquiaria, uma agroindústria, para beneficiamento de frutas e leite, o reflorestamento de quatro hectares, com a madeira sabiá, a construção de 21 casas e a reforma de duas residências, a construção de um estábulo, para 30 matrizes bovinas, a construção do centro de manejo em ovinocultura, o abastecimento de água, movimentando, assim, um montante de R$ 278.118,15.

Acrescentou, ainda, que a região foi ainda beneficiada com a construção de duas casas de farinha, em Camocim, e duas reformas nos município de Granja e Barroquinha, cujos recursos são oriundos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Foi dado o início à distribuição de sementes de Milho Variedade e Feijão Vigna e mudas de Cajueiro Anão Precoce aos Agricultores Familiares cadastrados no Programa de Distribuição de Sementes e Mudas – PDSM.

A novidade, neste ano, é a distribuição de sementes de mamona da variedade Paraguassu a 586 agricultores familiares, devidamente cadastrados, residentes nos municípios de Granja, Martinópole e Uruoca. Esses participarão do Programa de Cultivo de Oleaginosas para produção de Biodíesel, com incentivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Governo do Estado. Na agricultura, houve uma ampliação, na área de cajueiro-anão precoce, afora a demanda para implantação de novas áreas, demostrando a adoção da prática, no total de 124,5 hectares. O escritório regional da Ematerce distribuiu 25.398 mudas de cajueiro. Frise-se que o prefeito de Uruoca, Manoel Conrado, participou do lançamento da distribuição das mudas aos agricultores de seu município.

A gerente regional ressaltou, na oportunidade, a modernização dos escritórios, com veículos novos, equipamentos de informática, projetores multimídia, birôs, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento aos agricultores familiares da região. Como ação de fortalecimento da cadeia produtiva do leite, no último dia 6, chegaram ao município de Granja 5 (cinco) tourinhos da raça Holandesa, para implantação de unidades demonstrativas (UTD’s) em Bovinocultura de Leite, visando à melhoria genética, na produção de leite, nesse município.

Os animais foram uma doação do presidente da Ematerce, Engº Agroº José Maria Pimenta Lima, que, em visita passada ao município, observou a potencialidade desta atividade, que já foi bastante representativa, há muitos anos, em Granja-CE.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antoniojose@ematerce.ce.gov.br