EMATERCE INCENTIVA PLANTIO DO CAJUEIRO-ANÃO PRECOCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

O gerente estadual da Cajucultura, pela Ematerce, Engº Agrº Egberto Targino Bonfim, informa que a Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com a Embrapa, vem orientando, nos 76 municípios cearenses, onde a cajucultura é explorada racionalmente, a substituição do chamado cajueiro comum (gigante) pelo cajueiro-anão precoce de sequeiro.

 

O técnico da Ematerce citou, dentre as vantagens do cajueiro-anão, a maior precocidade quanto ao início da produção; período maior de floração e frutificação em relação ao caju gigante; menor porte, facilitando os tratos culturais e a colheita; maior uniformidade quanto ao tamanho da castanha e maior produtividade por área.

 

RETORNO ECONÔMICO

 

Outro dado importante é que a produção-média de um hectare de cajueiro comum é de 240 quilos por hectare. Já o cajueiro-anão precoce apresenta uma produção de 1.200 quilos por hectare. Esclareceu, ainda, que, além do aumento de produtividade, o retorno econômico dessa variedade é mais rápido, pois inicia a produção, no terceiro ano, depois do plantio, alcançando a sua estabilidade produtiva a partir do 8º ano.

 

A substituição de copas, em cajueiros improdutivos, é uma prática agrícola, visando ao rejuvenescimento de plantios, em decadência, e nos cajueiros com baixa produtividade, ou com castanhas de qualidade indesejada. A técnica, usada nesse processo, ocorre com a enxertia de clones selecionados, reduzindo, em até 60%, os custos de implantação, com relação a um plantio novo. A substituição de copas possibilita obter-se produtividade superior a 600 quilos, por hectare, de castanhas de boa qualidade, a partir do terceiro ano de plantado. Em se tratando do plantio do cajueiro-anão precoce, de porte reduzido, pode-se consorciá-lo com outras culturas.

======================================================================

Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação da Ematerce

(antoniojose@ematerce.ce.gov.br / fone: 85.3217.7872)