EMATERCE PARTICIPA DA EXPOINTER EM ESTEIO-RS

A Ematerce, através dos engenheiros agrônomos Antonio José Praciano Sampaio e Francisco Olegário Guedes Rocha, respectivamente gerentes regionais das regiões Meio Norte e do Maciço de Baturité, participam, até o dia 6 próximo, da Expointer – Exposição Internacional de Animais. O evento, considerada a  maior feira agropecuária da América Latina, acontece na cidade de Esteio – RS e teve início em 29 de agosto passado.

A atual edição da Expointer mostra a força da agricultura familiar, responsável por cerca de 70%  dos alimentos que consumimos. A feira caracteriza-se por expor o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia para a atividade agrícola, além da exposição das melhores espécies animais de alto desempenho e produtividade.

O gerente regional do Maciço de Baturité, Francisco Olegário, destaca que eventos desta natureza permitem ao agricultor familiar conhecer o que há de mais moderno para aumento da sua produção e, conseqüentemente, uma melhoria da renda familiar. Ele conta que a aquisição de equipamentos agrícolas por parte do pequeno produtor pode ser facilitada através do Programa Mais Alimentos, uma iniciativa voltada para a modernização do campo com tecnologia de ponta. “Não há como um agricultor não se beneficiar com um equipamento desses, evitando, inclusive, o êxodo rural”, frisa.

A aquisição de equipamentos e implementos agrícolas, utilizando-se o Programa Mais Alimentos pode ser feita, em até 10 anos, com carência de três anos para início do pagamento e juros de dois por cento ao ano. A linha de crédito para cada agricultor familiar é de R$100 mil.

Os equipamentos e implementos para a agricultura familiar (tratores de 15, 18 e 30 CV), financiados  pelo Programa Mais Alimentos, com seus respectivos preços, estão listados no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), evitando a apresentação de carta-proposta ou tomada de preços. O agricultor é quem decide de qual tipo ou fabricante irá comprar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br