EMATERCE PARTICIPA DE GOVERNO ITINERANTE EM ARNEIROZ, ICAPUI E ALTANEIRA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

Arneiroz, município da região dos Inhamuns, foi sede do Governo do Estado no último dia 30. O governador Cid Gomes esteve representado por seu vice, Francisco Pinheiro, acompanhado de quase todos os secretários, na solenidade de instalação da administração itinerante na localidade, como parte do projeto “Governo do Estado na Minha Cidade”. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, fez a entrega de cartões magnéticos a agricultores familiares para recebimento de subsídios do Programa Biodiesel, juntamente com o secretário do desenvolvimento agrário, Camilo Santana.

 

Francisco Pinheiro destacou a importância daquele momento: “é grande o alcance social desta iniciativa, quando o governo vai ao encontro do povo nas mais distantes cidades, ouvindo críticas, sugestões e atendendo demandas”, disse. O Vice-Governador e seu secretariado assinaram convênios e termos de adesão a diversos projetos com entidades, a Prefeitura Municipal de Arneiroz e de localidades próximas. Foi apresentada a mensagem que o governo estadual  encaminhará à Assembleia Legislativa do projeto de lei que institui o Fundo de Incentivo a Energia Solar no Ceará (Fies). O FIES propõe incentivos a medidas de instalação, consolidação e manutenção de usinas destinadas à produção de energia solar, bem como a fabricantes de equipamentos solares.

 

PROGRAMA BIODIESEL

 

Nove agricultores familiares que cultivam mamona com incentivo do Programa Biodiesel e assistência técnica rural da Ematerce, receberam cartões magnéticos para pagamento do subsídio. A entrega dos cartões foi feita por Francisco Pinheiro, Camilo Santana e José Maria Pimenta. O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) lembrou a importância do programa e o cultivo de oleaginosas por agricultores familiares. “Temos hoje 23 mil agricultores no Estado que produzem mamona e outras oleaginosas em consórcio com culturas diversas, tendo a garantia de um preço mínimo de revenda e o pagamento do subsídio em duas etapas: metade por ocasião do plantio e o restante na época de colheita, mediante laudos”.

 

Santana, juntamente com outros secretários de estado, respondeu a diversas perguntas sobre o tema “Recursos Hídricos e Agricultura”, durante audiência pública com os presentes. Comentou sobre as três linhas mestras que norteiam a política de agricultura desta gestão, como o Projeto São José, Pronaf e Pronaf Mais Alimentos e Fundação Estadual para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, “aproveitando qualquer tipo de manancial existente, inclusive pequenos poços, para incremento da produção por agricultores familiares”.

 

VISITA

 

O posto da Ematerce em Arneiroz, onde funciona a Secretaria de Agricultura do Município e ponto de apoio ao agricultor familiar, foi visitado pelo Vice-Governador, sua comitiva e pelo prefeito de Arneiroz, Monteiro Filho. A visita foi conduzida pelo gerente regional da Ematerce em Tauá, Jorge Hauser. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer a produção de mel, doces e cultivo de peixes por agricultores familiares. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, em breve pronunciamento, agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo de incentivo à agricultura familiar. Ressaltou a dimensão daquela ação, “como forma de mudar a realidade destas pessoas, que, na maioria das vezes, não possuem outros meios de crescimento”.

 

Ainda no posto da Ematerce, o secretário Camilo Santana, conheceu as instalações onde serão estocados os mantimentos adquiridos de agricultores familiares através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O programa, uma iniciativa do governo federal através do Ministério da Defesa Social e Combate à Fome (MDS), tem por objetivo garantir o acesso a mantimentos por pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais, bem como a entidades sócioassistenciais que fornecem alimentação gratuita à população. A iniciativa conta com a parceria da SDA, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ematerce, prefeituras municipais e sindicatos rurais. Arneiroz foi o primeiro dos 50 municípios cearenses que inicialmente integrarão o PAA, beneficiando mil agricultores familiares com a compra direta de sua produção

 

 

.

 

 

ICAPUÍ E ALTANEIRA

 

Ainda como parte da administração itinerante, os municípios de Icapuí e Altaneira também foram sede do Governo do Estado no final do mês passado, dentro do Projeto “Governo na Minha Cidade”.

 

No dia 27 último, Icapui recebeu a visita do Vice Governador e sua comitiva e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. No município, Pimenta e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. visitaram a Associação Juntos Venceremos, do Assentamento São Francisco, ligada ao MST, onde estão assentadas 33 famílias. A entidade desenvolve um projeto de Mini-Fábrica de Processamento de Castanha, financiado pelo Projeto São José a um custo total de 82 mil e 800 reais. A Associação Comunitária e de Agricultores Luz do Sol, vinculada à FETRAECE, também foi objeto de visita da comitiva do governo estadual. Alí estão assentadas 30 famílias. O técnico da Ematerce, José Carvalho Rocha, fez uma demonstração para o secretário Camilo Santana, Presidente da Ematerce, gerente regional da Ematerce, Abdias Monteiro e agricultores presentes, da substituição de copas em cajueiro improdutivo. Dos 2080 hectares ocupados pelos dois assentamentos, 850 deles possuem área de cajueiro comum, sendo que este ano 60 hectares serão trocados por clones produtivos através do processo de enxertia em substituição de copas.

 

Em Altaneira, onde esteve presente no último dia 30, o governador Cid Gomes e secretários de estado foram presenteados com cestas, contendo produtos cultivados por agricultores familiares. O gerente regional da Ematerce no Cariri, Adonias Sobreira, enfatiza a atitude como um reconhecimento do agricultor a atenção que esta administração vem devotando ao produtor familiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

 

 

Jornalista João Maroto – joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 

 

 

Fone 85.3217.7872