Ematerce: participação em destaque na 33ª Expocece

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A 33ªExpocece – Feira de Caprinos e Ovinos de Quixadá – foi oficialmenteinaugurada, ontem, 11, pelo secretário do Desenvolvimento Agrário,Antonio Rodrigues de Amorim. No ato inaugural, a Ematerce fez-se presente por intermédio de vários dirigentes e de extensionistas da região Sertão-Central. O evento, que prossegue até o próximodomingo, 15, conta com o apoio do Governo do Estado, através daSecretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), da Ematerce edo Sebrae.

Arealização da feira está a cargo da Acocece – Associação dosCriadores de Ovinos e Caprinos do Ceará. A expectativa dosorganizadores é de que a atual edição da Expocece supere a cifrade 1 milhão milhão de reais, registrada, no ano passado, só no quediz respeito ao leilão de animais. Com relação às raçasexpostas, durante as exposições, estão: Anglo Nubiana, Boer, PardaAlpina, Saaney e Savana, dentre os caprinos.

Em setratando de ovinos, estão expostos e comercializados exemplares dasraças Santa Inês, Morada Nova, Dorper e Somalis. Criadores deEstados, como: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauíparticipam do evento, além dos tradicionais leilões, durante odesenrolar da feira, acontecem ainda dias de campo, promoções,concursos, eleição da Garota Berro e desfile do bode.

Um espaçotemático que deve atrair visitantes e produtores é a Praça do“Cumpadim”, onde foi também instalada a Bodega do Bode. Outroevento, que consta da programação e promete chamar a atenção dospresentes, é a produção do maior queijo de leite de cabra.

A Feira deCaprinos e Ovinos de Quixadá reúne os diversos segmentos depecuaristas, desde os de base familiar aos grandes produtores,contemplando toda a cadeia produtiva. Ano após ano, as edições daExpocece ganham maior notoriedade pelo melhoramento genético dosanimais apresentados e expositores.

Presençamarcante da Ematerce

Informou aMédica Veterinária Maria das Graças Neri Lopes, da Ematerce,escritório de Quixadá, que, através do Pronaf, o Banco do Brasil eo Banco do Nordeste estão liberando recursos financeiros, paraaquisição de animais, atendendo, inclusive, produtores demunicípios vizinhos, como: Ibaretama, Choró e Banabuiú.

Destacou,em seguida, que, no decorrer da exposição, o escritório móvel daEmaterce (uma Van adaptada), por intermédio de extensionistas,funcionará, no parque de exposições, ficando os técnicos daEmaterce de plantão a fim de darem informações aos criadores e aopúblico, sobre as ações da empresa, no campo, e referentes àcriação desses pequenos animais, uma fonte alternativa de rendapara os agricultores familiares(venda de leite e queijo de cabra),sem falar do consumo da carne e do leite na alimentaçãofamiliar.

A Ematerce local convidou alguns agricultores familiares, assistidos, que estão vendendo gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, produzidos nas próprias fazendas, e do agrado dos visitantes.

Ressalte-se o trabalho da equipe local da Ematerce, no tocante à participação ativa da empresa, nesse evento, tendo à frente o gerente regional/Sertão Central, Engº Agrº Francisco Walter Ferreira Filho, e o gerente do escritório local, Engº Agrº  José Moacyr da Silva.

================================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br