Garantia Safra: 117 prefeituras contrataram a Ematerce

O baixoíndice de chuvas, registrado no Ceará, causa apreensão emdeterminadas regiões. Cento e cinquenta e cinco municípios járegistram mais de 50% de perdas nas lavouras de milho, feijão emamona. Do total de 184 municípios cearenses, 172 estão inscritosno Programa Garantia-Safra 2010, com 290.105 agricultores aptos.

Aportaria interministerial nº 15, de 20 de agosto de 2009, prevê,nos casos em que as prefeituras municipais não possuam profissionaishabilitados (formação superior em engenharia agronômica ou técnicode nível médio, formados em cursos de técnico agrícola, comregistro no CREA e pertencentes ao quadro de servidores municipais),a contratação de empresas de assistência técnica e extensãorural para vistorias e emissão de laudos de perdas de safra.

AEmaterce foi contratada por 117 prefeituras para vistoria eelaboração de laudos da safra. Quarenta e três municípios estãorealizando as ações periciais, por intermédio de seus própriostécnicos, e 12 ainda não se pronunciaram, no tocante à intençãode celebrar ou não contratos.

“Todo o trabalho deresponsabilidade da Ematerce, com as prefeituras que contrataramnossos serviços, está concluído. Estamos agora ao aguardo doComando de Ocorrência de Perdas (COP), por parte dos municípios, aoMinistério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que autorizará aelaboração de laudos aos produtores a serem vistoriados”, frisa odiretor técnico da Ematerce, Walmir Severo.

Perdas

Historicamente, hámuito, não chovia tão pouco no Ceará, como se tem verificado nessaquadra invernosa. Há 72 anos, não se via um mês de fevereiro tãoseco e, há 56 anos, um mês de março com tanta estiagem. De acordocom Walmir Severo, nos Sertões de Canindé, as precipitaçõesficaram 54,5% abaixo da média, comparado a uma pluviosidade de 756milímetros em um inverno dito normal. Foram 67,2% de chuvas a menos;registradas em Itatira; e 63% aquém, em Madalena. Ainda conformeSevero, a situação é de emergência. O pasto, com as chuvas deabril, somente estará garantido, para os animais, até julho. Oagricultor cearense plantou apenas 67% do que era previsto. Paraexemplificar, apenas no Sertão-Central, o percentual de tudo o quese intencionava cultivar gira em torno de 48%, reforçando a críticasituação. Nos Sertões de Canindé, a perda da safra de milho é de80%; de feijão, 70%; e a de mamona, 50%.

A  Ematercedisponibiliza, em seu site (www.ematerce.ce.gov.br),no Link serviços, os relatórios “Situação da quadra Chuvosa”comos índices de perdas por município e a“Situação da SafraAgrícola de Sequeiro com os índices de perdas, por cultura e pormunicípio, da safra 2010. Ressalte-se que a empresa também dispõedestas informações, em nível de distrito, e, para estas, requerque seja encaminhada uma solicitação. Os agricultores eprefeituras, interessadas, podem obter as mais variadas informações,sobre o plantio das culturas, como áreas plantadas e colhidas;rendimento inicial e atual; o percentual de perdas; a produção evalores inicial e atual.

==============================================================================

Assessoria deComunicação e Ouvidoria