GARANTIA SAFRA BATE RECORDE DE ADESÕES

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Oagricultor cearense tem-se mostrado cadavez mais consciente ao aderir aosprogramasde benefício oferecidos peloGovernodo Estado. Tanto é, que a Célula deAgricultura de Sequeiros (Ceas), da Secretariado Desenvolvimento Agrário(SDA)registrou um recorde nas adesões dosagricultores ao Garantia Safra 2009/2010.No total, 290.099 boletos forampagos pelos agricultores, valorde R$ 6,00 nas casas lotéricas e agênciasda Caixa Econômica.

Atravésdo Programa Garantia Safra, oagricultor é assegurado de que terá condiçõesde sustentar a família, no caso daperda de 50%, ou mais, na sua lavoura, porconta de estiagem ou excesso dechuvas. O programa, que é essencial parao homem do campo na hora de plantar,é realizado pelo Governo Federal, emparceria com o Governo Estadual, prefeiturasmunicipais e produtores.

SegundoArimatéa Gonçalves, coordenador doprograma, esse recorde é uma vitórianão só para o Estado, mas, principalmente, paraos agricultores, pois elessão os maiores beneficiados. “Estamos felizesque eles tenham entendido quenossa intenção é ajudar a garantir umarenda mínima, em caso de perda nalavoura, dentro dos requisitos do programa”.Em breve, a Ceas divulgará umrelatório detalhado com os números atingidospelo Garantia Safra.

OBS. MATÉRIA EXTRAÍDA DO INFORMATIVO DA SDA, EDITADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.

PARTICIPAÇÃO DA EMATERCE NO GARANTIA SAFRA

Ressalte-se que a Ematerce, por intermédio de seus 18 escritórios regionais, 71 locais e 15 postos avançados deu parcela de colaboração, para que se alcançasse o número o total de 290.099 beneficiários do Garantia Safra, divulgando pelos veículos de comunicação de massa e em reuniões com agricultores, em suas localidades de moradia e de  trabalho, a importância de aderirem a esse programa, que lhes proporciona plantar,  com mais segurança, visto serem indenizados, caso haja perda de safra, acima de 50%, causada por seca ou enchente.

O trabalho é desenvolvido com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), haja vista ser a Ematerce, depois da Secretaria da Educação do Estado, a organização de maior capilaridade, no interior do Ceará, responsável pela prestação gratuita de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, seu público-alvo e razão de ser de sua existência na área governamental.

Frise-se, ainda, que a Ematerce elaborou quase 304 mil  Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o que significa dizer um total de 304 mil agricultores, inscritos no Garantia Safra, porém somente 290.099 podem ter direito ao seguro, pois pagaram em dia sua contribuição, equivalente a R$ 6,00.  =======================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br