GESTORES DA EMATERCE PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO DA ASBRAER

O diretor técnico da Ematerce, o assistente da presidência, os gerentes de apoio técnico e da divisão financeira, respectivamente Walmir Severo Magalhães, Itamar Teixeira, Cláudio Matoso e Francisco Daniel Sousa, participam, nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília, do 1º Fórum de Dirigentes Técnicos e o 1º Fórum de Gestores Administrativos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

O evento é realizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A expectativa da Asbraer é que participem diretores técnicos e administrativos das 27 instituições de Ater do país.

OBJETIVO

O intercâmbio tem o objetivo de debater o cumprimento e a comprovação de metas dos convênios realizados nas instituições de Ater, qualidade e modernização da assistência técnica. Serão realizados debates sobre os principais entraves em relação à legalidade dos convênios, cumprimento de metas financeiras, ritual de prestação de contas, modernização administrativa das entidades, experiências com impostos, convênios, licitação, registro de preço e outros.

Para o presidente das Asbraer, José Silva, a realização dos Fóruns visam trabalhar a modernização administrativa das entidades estaduais de Ater. “Através dos Fóruns, a Asbraer cria um sistema para trabalhar as boas práticas de administração. Assim, teremos os desafios superados através de estratégias de um sistema. Isso inclusive faz parte de uma das diretrizes do PAC da Extensão Rural, que é trabalhar as boas práticas de administração e modernização da Gestão”, explica o presidente.

Na abertura do evento, o presidente da Asbraer, José Silva Soares fará o lançamento da publicação – Coleção Semear 3 – que aborda o impacto da extensão rural nos municípios brasileiros. O Coordenador Nacional de Relações e Instituições do MDA, Hur Ben Correa e Silva vai falar sobre os programas estratégicos para a Ater pública, o Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins Silva abordará em sua palestra a Lei Geral de Ater, Plano Safra 2009/2010 e crédito rural.

No decorrer do evento, a Asbraer e a Unopar (Universidade do Norte do Paraná) assinam acordo de cooperação, que irá possibilitar aos Extensionistas das instituições de Ater, ligadas à Asbraer, terem 30% de desconto, para realizar cursos de gradação e pós-graduação a distância. Isso ensejará que os extensionistas continuem qualificando-se. “Estamos criando a cultura da melhoria contínua como política de Estado”, comenta Silva.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br