GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 92 TRATORES A ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS

30 de novembro de 2009 - 03:00

 O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entrega 92 tratores, que participaram do Certame Licitatório – Pregão Eletrônico, a representantes de associações comunitárias, em ato solene, programado para as 9 horas, da próxima segunda-feira, 10 de agosto, nas dependências da SDA. O evento conta com a participação do governador Cid Ferreira Gomes, do secretario do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, de dirigentes e servidores do Sistema Agrícola Estadual, de autoridades do setor agropecuário das esferas federal, estadual e municipal.

 

Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o órgão oficial de extensão rural do Ceará tem muito a ver com a entrega desses tratores a representantes de diversas associações comunitárias, visto ter elaborado todos os subprojetos de mecanização agrícola à tração motora, como órgão executor de assistência técnica e extensão rural no Projeto São José.

 

Reportando-se à iniciativa do Governo do Estado, disse Pimenta tratar-se de um evento de suma importância para o setor agrícola do Estado, numa prova inconteste de que o governador Cid Gomes, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tendo á frente o secretário Camilo Santana, prioriza, em sua gestão, o setor agrícola e pecuário, visando aumentar a produção e a produtividade das lavouras e da pecuária e, consequentemente, a elevação da renda familiar, proporcionando, assim, o bem-estar socioeconômico das famílias rurais.

 

CAPACITAÇÃO

 

Informou, ainda, Pimenta que a Ematerce capacitará os representantes das associações, iniciando-se o treinamento, para a primeira turma, do Território de Itapipoca, abrangendo os municípios de Apuiarés, Irauçuba, Pentecoste, Tejuçuoca e Tururu), no período de 7 a 12 de agosto de 2009, no seu centro de treinamento em extensão (Cetrex), em Caucaia-CE. Enfatizou, em seguida, que a capacitação objetiva promover a utilização sustentável do solo agrícola por meio da qualificação dos trabalhadores rurais, concernente ao uso correto da mecanização agrícola à tração motora.

 

Ao final do treinamento, os agricultores estão preparados para o uso correto do trator e de seus implementos. Acrescentou Pimenta que a capacitação serve, também, para incentivar e difundir práticas mecânicas de conservação do solo, executadas com trator e implementos, elevar a vida útil do trator e implementos, com a manutenção adequada, além de sustar ou reduzir o processo erosivo nas áreas mecanizadas.

 

 

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872