GOVERNO E MDA AMPLIAM SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 Namanhã de quinta-feira, 18, no Centro Espiritual Uirapuru, emFortaleza, o Ministro do Desenvolvimento Agrário(MDA), GuilhermeCassel, nas presenças do governador Cid Gomes, do secretário doDesenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Camilo Santana, deagricultores familiares e autoridades convidadas, lançou o PactoFederativo para Ampliação da Assistência Técnica e ExtensãoRural (Ater), executado pela Ematerce no Estado. O Pacto contempla osTerritórios da Cidadania e injeta R$ 42 milhões, no Estado, cujosrecursos beneficiam diretamente os agricultores familiares cearenses.

 Dentre as autoridadespresentes ao ato solene, Adoniran Sanches, secretário da AgriculturaFamiliar, do MDA; o secretário adjunto, da SDA, Antonio Amorim; opresidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho; odeeputado José Guimarães; o presidente da Ematerce, José MariaPimenta; o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores SemTerra, Toninho Pereira, e o presidente da Fetraece, José Rodrigues.

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 Em seu pronunciamento, Adoniran Sanches, secretário da Agricultura Familiar, do MDA, elogiou o trabalho quea SDA do Governo do Estado vem desenvolvendo, nestes quatros anos, promovendo a sedimentação da agricultura familiar que é defundamental importância na alimentação do povo brasileiro.

 O secretário CamiloSantana, do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em sua fala,afirmou que, dentre outras iniciativas, o Governo do Estado vempromovendo ações, como a questão da regularização fundiária, amaior já realizada em termos de Brasil. Até 2011, 141 municípiosdo Ceará devem ter sido atendidos por essa iniciativa. Disse, ainda,Santana: “Essa é uma revolução silenciosa que vai mudar o perfildo agricultor, no meio rural, com a posse da terra”. Destacou aindaque o governador Cid Gomes implantou, no Estado, o maior programa dedistribuição de sementes do Brasil com investimento de 16 milhõesde reais.

 Em sua mensagem, oministro Guilherme Cassel enalteceu a forma como Camilo Santana,titular da SDA, vem conduzindo a pasta da agricultura, naadministração Cid Gomes, notadamente no que diz respeito aotratamento, dispensado ao agricultor familiar. Cassel destacou aindaa excelente aplicação que a administração estadual faz dosrecursos, provenientes do Governo Federal, e que a intenção dopresidente Lula é promover uma equalização dos meios rural eurbano. Sobre uma possível estiagem, neste ano de 2010, o Ministrodo Desenvolvimento Agrário disse que, hoje, já existem instrumentosde políticas públicas, como o Garantia Safra, por exemplo, paraenfrentar os efeitos de uma possível seca. “Para isso éimportante a participação de movimentos sociais, agricultores eagricultoras e o Governo Federal, numa ampla discussão, acerca dotema e seus efeitos”, concluiu.

 Coma palavra, o governador Cid Gomes também destacou que, na iminênciade uma estiagem, é de vital importância o envolvimento das esferasfederal e estadual e a comunidade rural como um todo. O Governador doCeará disse ser grato pela atenção que o MDA dá à agricultura eao trabalho, desenvolvido por Camilo Santana à frente da SDA.Enfatizando a gestão do titular da SDA, afirmou: “Foi um acerto aescolha do Camilo, nesta tarefa desafiadora, mas ele, com liderançae sensibilidade, está sabendo conduzir com honras”.

 SERVIÇOSDE ATER

Atualmente,os serviços de Ater são disponibilizados para 47.206 agricultores.Com o Pacto, esse número saltará para 115.306. Hoje, a Empresa deAssistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) possuium quadro de técnicos agrícolas, composto por 536 profissionais.Essa quantidade será expandida para 1.217. A Ater objetiva melhorara renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio doaperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso arecursos, assegurando mais agilidade e eficácia na oferta deserviços aos pequenos produtores.

 Alémdo Pacto Federativo, o ministro e o governador liberaram cerca de R$180 milhões , que irão garantir a assinatura de contratos doPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf); aimplantação de unidades de processamento de produtos de origemvegetal e animal; o apoio aos seis Territórios da Cidadania, com aimplantação de infraestrutura de apoio à produção; a entrega decartas de crédito para aquisição de propriedades rurais; aassinatura para o financiamento de projetos de bovinoculturaleiteira, horticultura, apicultura e aquisição de tratores, alémde equipamentos e implementos agrícolas para diversos municípios.

 Aindana solenidade, a SDA entregou cinco bibliotecas rurais paraassentamentos, nos municípios de Mauriti, Crato, Independência,Poranga e Ipueiras, afora 240 títulos de propriedade rural paraposseiros do município de Jaguaribara, beneficiados pelo Programa deRegularização Fundiária do Governo do Estado.

 Territóriosda Cidadania – Os Territórios da Cidadania têm como objetivospromover o desenvolvimento econômico e universalizar programasbásicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimentoterritorial sustentável. A participação social e a integração deações, entre Governo Federal(através de todos os seusministérios), estados e municípios, são fundamentais para aconstrução dessa estratégia. No Ceará, existem seisterritórios(Cariri, Sertão-Central, Inhamuns/Crateús, Sertões doCanindé, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sobral).

 (Informações extraídas da matéria ASCOM/SDA).

=======================================================================

ASSESSORIADE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA DA EMATERCE

JORNALISTAANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 FONE85.3217.7872