GOVERNO ENTREGA OBRAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA

Comunidades de Ipueiras, em Uruburetama, e Cachoeira Cercada, em Canindé, foram atendidas nos dias 18 e 19 de fevereiro passados, com sistema de abastecimento d’água, beneficiando um total de 100 famílias nas duas localidades. A inauguração das obras foi presidida pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, representando o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. Para fazer a água chegar a estas comunidades, o Governo do Estado, através do Projeto São José Agrário, investiu mais de 160 mil reais.

Na última quinta-feira, 18, os moradores da comunidade de Ipueiras, em Uruburetama, receberam com festa a chegada da água no local. Sessenta e duas famílias da localidade contam agora com  o precioso líquido para afazeres domésticos e consumo. Nesta primeira etapa, que custou R$ 81.174,55, foram realizados os trabalhos de captação, armazenamento e tratamento da água, além da construção de um chafariz. Na segunda etapa, cujos recursos serão liberados em março, 62 ligações domiciliares serão realizadas ao longo de 4.500 metros de rede de distribuição de água.

José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, falou da satisfação de estar entregando uma obra importante para aquela comunidade, promovendo uma melhoria de vida substancial aos moradores de Ipueiras. “É o fim de uma atividade enfadonha que fazia parte do dia-a-dia de vocês, carregando latas de água na cabeça por longas distâncias”, disse. Acompanhando o Presidente da Ematerce, estavam o prefeito de Uruburetama, Gilvan Nunes, o secretário de Agricultura local, Roberto Aguilar, os prefeitos de Itapajé e Tururu, Francisco Marques e Nonato Marinho, respectivamente, além do presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Ipueiras, Reges Dourado.

CACHOEIRA CERCADA

Em Cachoeira Cercada, comunidade situada em Canindé, a chegada da água beneficiou 32 famílias, a um custo de R$82.800,00. Alí, a rede de abastecimento d’água de 2525 metros de extensão chega a 38 residências. Foram instalados um sistema de captação de água com flutuador e duas bombas centrífugas com potência de 3,0 CV, além de sistema de de filtragem e tratamento composto por clorador de pastilha e filtro de pressão. O reservatório possui capacidade de armazenamento de 15 metros cúbicos. Em nome da comunidade, o presidente da Associação de Moradores de Cachoeira Cercada, Sebastião Santos Silva, agardeceu a iniciativa, frisando ser aquela uma demanda antiga  dos moradores. “Agora podemos dizer que teremos uma vida mais digna com essa obra que o Governo do Estado nos entrega”, ressaltou Sebastião.

À inauguração da adutora de Cachoeira Cercada, estavam presentes, além do presidente da Ematerce, o presidente do Serviço de Abastecimento de Águas e Esgotos (SAAE) de Canindé, Heitor Pessoa, o chefe de gabinete da Prefeitura, Michel Brito, o coordenador regional da Ematerce, Onézimo Pereira, o vice- presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, sr. Zezito, além de outras lideranças e a comunidade local.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br