HORA DE PLANTAR 2010: EMATERCE DISTRIBUI SEMENTES E MUDAS

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Os escritórios daEmaterce no Estado começam a receber esta semana as sementes doProjeto Hora de Plantar 2010. O Cariri foi a primeira regiãobeneficiada com a distribuição, iniciada na segunda quinzena dedezembro último. Em todo o Ceará, 136.674 agricultores receberão4.140 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz,sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol e amendoim.Paralelamente, o Governo do Estado também entrega 30 mil metroscúbicos de mandioca; 1.500 toneladas de colmos sementes decana-de-açúcar; 715 mil mudas de cajueiro anão precoce e cincomilhões de raquetes de palma forrageira.

 

O investimento nassementes e mudas de alto valor genético custaram aos cofres dogoverno estadual R$ 17.087.650.00. A distribuição iniciou-se peloCariri, onde tradicionalmente as chuvas começam mais cedo, “daí anecessidade de também plantar antes”, informa o secretário doDesenvolvimento Agrário, Camilo Santana. Na região Sul, as sementesforam estocadas em dois pontos estratégicos: ao leste, em BrejoSanto, e a Oeste, no município de Campos Sales. A partir do próximodia 11 de janeiro, a distribuição começa, com apoio da Secretariado Desenvolvimento Agrário (SDA), efetivamente, em todo o Ceará,sob a responsabilidade da Ematerce, em parceria com as secretariamunicipais de agricultura e sindicatos dos trabalhadores (as) rurais,prosseguindo ao longo do mês.

 

Itamar Lemos,coordenador do Projeto Hora de Plantar, diz que, atualmente, osmunicípios sabem o que precisam receber, graças a levantamentorealizado acerca das demandas de cada localidade. No Cariri, porexemplo, 30.310 agricultores estão recebendo 918 toneladas desementes; 64 mil mudas de cajueiro; 700 toneladas de cana-de-açúcar;5.150 metros cúbicos de mandioca; 470 mil raquetes de palmaforrageira, com investimento total de R$ 3.393 milhões e,concomitantemente, recebem orientação do Programa de PráticasAgrícolas de Convivência com o Semi-Árido.

 

Noventa por cento dassementes distribuídas pelo “Hora de Plantar 2010” foramproduzidas pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas doCeará (Aprosemce) e possuem certificado de elevado potencialgenético, adaptadas às nossas condições, com alta produtividade eresistência a pragas e doenças. “Os 10 por cento restantes sãocompostos por amendoim, comprado de fora”, complementa ItamarLemos.

 

São beneficiários doProjeto Hora de Plantar 2010 todos os agricultores cadastrados queestejam adimplentes. A Ematerce poderá realizar a inscrição denovos agricultores desde que haja sobras de sementes e mudas. Os quepossuírem débito com o projeto devem apresentar comprovante depagamento para serem beneficiados com a distribuição. Para tanto,podem dirigir-se aos escritórios da Ematerce com o Boletim deMovimentação – BM, pago, nas agências dos Correios. Uma cópiado documento ficará retida na documentação do agricultor.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872