LANÇADO PLANO SAFRA 2009

A diretoria executiva da Ematerce, presidida pelo Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, acompanhado dos gerentes de Apoio Técnico e de Planejamento,  regionais e locais, além de extensionistas do interior e da capital, participou, na manhã desta terça-feira, 21/01, no Parque de Exposições Governador César Cals, da solenidade de lançamento do Plano Safra 2009 e da entrega de veículos, computadores e equipamentos agrícolas à SDA, Ematerce e Adagri.

O ato solene contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário(MDA), Guilherme Cassel, do governador Cid Gomes, do secretário Camilo Santana, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater-Brasília), Argileu Martins e Silva, além de deputados federais, estaduais, prefeitos municipais, presidentes de órgãos públicos, instituições privadas, lideranças comunitárias e agricultores familiares e assentados, dentre outros convidados.

Na ocasião, discursaram o presidente do BNB, Roberto Smith, o secretário Camilo Santana, o ministro Guilherme Cassel e o governador Cid Gomes. Todos ressaltaram a importância da solenidade e o que representava para o Estado do Ceará, principalmente para o setor agropecuário cearense, com o lançamento do Plana Safra 2009, a entrega de registros de propriedades rurais, veículos e equipamentos agrícolas para as vinculadas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ematerce e Adagri.

EMATERCE EM DESTAQUE

A Ematerce, neste mês, aplicou um total de R$ 5,6 milhões, visando modernizar-se e prestar  serviços de qualidade aos agricultores, sobretudo os de base familiar. Dentre as metas do órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará, em 2009, destacam-se a capacitação de servidores, agricultores, além da ampliação da abrangência, criando novos postos avançados, e dotando a empresa de equipamentos modernos. A verba é oriunda de convênio com o Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater-Brasília).

VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS

Somente, neste mês, foram adquiridos 56 veículos da marca Fiat e 11 Hilux, 243 computadores, com monitores de LCD e impressoras, 70 projetores multimídia, 150 notebooks, 93 máquinas digitais, 200 aparelhos GTS, 75 aparelhos DVDs 250 estações de trabalho (birôs e cadeiras), 150 sulcadores de três linhas e 20 escarificadores de sete linhas e 30 pulverizadores.

Os veículos e equipamentos complementam os existentes nos 71 escritórios locais, 18 regionais, 15 postos avançados e o escritório estadual, em Fortaleza, e nos três centros de Treinamento da empresa. Os escritórios locais passarão, também, por uma reforma a fim de proporcionar ambientes de trabalho confortáveis, seguros e mais funcionais, tanto para os servidores, quanto para quem visitar as unidades administrativas da Ematerce, com atuação nos 184 municípios do Estado.

Merece ser divulgado o apoio governamental, nas pessoas do governador Cid Gomes e do secretário Camilo Santana, da SDA, à Ematerce, como braço direito do Governo, no campo, com a  responsabilidade aumentada, para assistir, em tempo hábil e eficientemente, um público, composto por mais de 120 mil agricultores, cuja orientação técnica e gerencial, recebida, é produzir alimentos sadios e de qualidade, porém orientando na preservação dos recursos naturais. A preocupação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará diz respeito, também, ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, buscando a geração de mais empregos e o aumento da renda dos agricultores assistidos.
=======================================================================
Antonio José de Oliveira – antoniojose@ematerce.ce.gov.br